Notícias

Rubem Braga é o escritor do Clube da Leitura no próximo dia 26

Publicada em 19/04/2022, às 15h20 | Atualizada em 19/04/2022, às 15h37

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Flávio Almeida
Fachada da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Realizado sempre às últimas segundas-feiras de cada mês, pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, o Clube da Leitura, de Abril, ocorre na próxima terça-feira (26), devido ao feriado de Nossa Senhora da Penha, no dia 25.

O horário e a plataforma estão mantidos: 19 horas via Google Meet.

Neste mês, os integrantes do grupo podem escolher livremente um conto ou crônica do escritor capixaba Rubem Braga para compartilhar.

Para participar das reuniões, que são gratuitas e possuem classificação indicativa livre, os interessados devem encaminhar e-mail para bmunicipalvitoria@gmail.com até a próxima sexta-feira (22).

Rubem Braga

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em 1913. Ainda estudante, aventurou-se no jornalismo escrevendo uma crônica por dia no Diário da Tarde. Como repórter, trabalhou para os Diários Associados na cobertura da Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo depois de formado em Direito, seguiu produzindo crônicas, desta vez para O Jornal.

Mudou-se para o Recife e passou a escrever para o Diário de Pernambuco.

Em 1936, lançou o seu primeiro livro de crônicas, "O Conde e o Passarinho". Em 1938, fundou, junto com Samuel Wainer e Azevedo Amaral, a revista "Diretrizes".

Foi correspondente do Diário Carioca na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, tendo tomado parte na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, em 1945.

Entre 1961 e 1963, foi embaixador do Brasil no Marrocos.

Considerado um dos maiores cronistas brasileiros, Rubem Braga publicou diversos livros, entre eles "Crônicas do Espírito Santo" e "Coisas Simples do Cotidiano".

Em seus últimos anos de vida, publicou crônicas no jornal "O Estado de São Paulo". Ao todo, foram 62 anos de jornalismo e mais de 15 mil crônicas escritas. Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de dezembro de 1990.

Serviço
Clube da Leitura - Rubem Braga;
Quando: terça-feira (26) às 19 horas;
Onde: Plataforma Google Meet (O link será enviado na véspera do evento);
Inscrições: bmunicipalvitoria@gmail.com até sexta-feira (22).


Voltar ao topo da página