Notícias
Outubro Rosa: território de Maruípe se une na prevenção ao câncer de mama
Publicada em 11/10/2022, às 18h30 | Atualizada em 17/10/2022, às 11h08
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Praça de Eucalipto, em Maruípe, foi colorida de rosa na manhã da última sexta-feira (7), num ato em alusão a Outubro Rosa. Dezenas de mulheres, homens, famílias inteiras e trabalhadores da rede intersetorial do território Maruípe se uniram num grande ato de sensibilização e alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado.
A ação foi organizada pela rede intersetorial da região e contou com a participação de usuários dos serviços, trabalhadores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Maruípe, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maruípe, Alojamento Provisório, Banco de Alimentos Hebert Souza (BAHS), Unidade de Saúde da região Bonfim, representantes da igreja Católica Paróquia São José, líderes comunitários, Escola de Samba Andaraí e da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Affec).
O ato faz parte da programação da campanha criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa.
Encontro com Elas
Nesta quinta-feira (13), das 14 às 17 horas, o Creas Centro promove o Encontro com Elas. A equipe quer reunir grupos de mulheres para assistirem a palestra "O amor cuida", que será proferida pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). As mulheres também terão a oportunidade de participar da oficina "Amor cuida: Cuidando de si e do outro", ministrada pela coordenadora do "Fazendo Artes", Mônica Rezende, e as psicólogas Bruna Fardim e Bruna Pereira Silva.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, parabenizou as equipes pelas iniciativas e comemora a participação das famílias nesse movimento. "É importante o envolvimento de todos com o autocuidado, na divulgação e promover espaços de discussão, ampliando a compreensão sobre os desafios no controle da doença e, prestando orientações para a garantia de direitos.
"Nosso público na política de Assistência Social é composto majoritariamente por mulheres e ações como estas ampliam o conhecimento para um diagnóstico precoce e também a possibilidade de cura", ressaltou a secretária.
A campanha
O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.