Notícias
Oficina faz crianças e adolescentes acreditarem em sonhos
Publicada em 17/03/2022, às 18h55 | Atualizada em 17/03/2022, às 19h07
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos (SCFV) Caminhando Juntos (Cajun) participaram nesta quarta-feira (16) de uma palestra com a influencer capixaba Bianca Queiroz, no Cajun do Bairro do Quadro. Com destaque no cenário local, a influencer falou da sua trajetória de vida e profissional e apresentou para o grupo a receita para o sucesso: "Estudar. Frequentar a escola e todos os espaços que podem proporcionar conhecimento e, que aproximem dos seus sonhos".
As declarações da influencer impressionaram o adolescente Jhonatan Neves Barros, de 12 anos. Ele contou que sempre gostou de frequentar o Cajun e, agora, sentiu que estar naquele espaço é ainda mais importante para aproximar-se da realização dos sonhos.
"Sempre sonhei em ser jogador de futebol. Agora, sei que, também, posso usar a internet para mostrar minhas habilidades com a bola. Quem sabe ser visto por alguém e até ser chamado por algum time", revelou Jhonatan.
Para Luiz Otávio Rosa Santos, de 14 anos, sendo seis deles vividos também no Cajun do Bairro do Quadro, "as oficinas ofertadas no local são um investimento para o futuro". Ele fez questão de dizer que sempre aprendeu muito com as oficinas e atividades desenvolvidas no Cajun.
Ao ser questionado sobre o que achou da palestra da influencer, Luiz Otávio foi direto: "Precisamos ter muito cuidado com as redes sociais. Mas, as redes dão oportunidade para a gente melhorar de vida". Luiz Otávio revelou que sua grande expectativa é aproveitar o alcance das redes sociais para conhecer o rapper, cantor e compositor Mathetus Brasileiro Aguiar, mais conhecido como Matuê.
"Quero ser músico e cantar com Matuê. Isso será a realização do meu sonho. Espero fazer tudo certo para chegar lá. A música do Matuê (Anos Luz) também mostra que é possível. A gente precisa se dedicar ao que a gente gosta de fazer, estudar, correr atrás que podemos alcançar", disse ele.
A a gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Cristina Silva, informou que os conteúdos das oficinas são indicadores da possibilidade da inserção de novos interesses no cotidiano dessas crianças e adolescentes que frequentam os Cajuns.
Ao conhecer as histórias das crianças e adolescentes em suas visitas aos Cajuns, a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Silva Schulz, disse que cada vez mais tem a certeza da importância de um olhar qualificado para as demandas desse público. Especialmente das crianças e adolescentes em violação de direitos e que são nosso público prioritário.
"Os Cajuns são um espaço de socialização e convivência. Todas as ações e projetos são elaborados com fundamentos socioeducativos, de modo a integrar a criança e o adolescente, tornando-os sujeitos participativos da sociedade e reconhecendo que possuem direitos", explicou a secretária.