Notícias

Nutricionistas alinham ações dos trabalhadores da Assistência Social da capital

Publicada em 24/02/2023, às 18h05 | Atualizada em 24/02/2023, às 18h16

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Nutricionistas alinham ações dos trabalhadores da Assistência Social da capital
Reunião com nutricionistas para alinhamento das ações dos trabalhadores da Assistência Social de Vitória. (ampliar)

Compartilhar experiências para a garantia da política de segurança alimentar e nutricional na cidade. Esse foi o movimento feito pelas profissionais de Nutrição que atuam na Secretaria de Assistência Social (Semas), na tarde desta quinta-feira (23), ao se reunirem no Abrigo 1, espaço voltado ao atendimento à pessoa em situação de rua vinculado à Semas.

Mensalmente, o grupo se reúne para alinhamento das ações articuladas dos trabalhadores do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e do Sistema Único de Assistência (Suas) de Vitória. Um encontro coordenado  pelas profissionais que atuam junto a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria.

Para a nutricionista Angélica Fiorioti, é muito positivo poder planejar, organizar e discutir junto com as demais trabalhadoras do Sisan e do Suas ações de boas práticas na produção de alimentos para garantir a segurança alimentar e nutricional e promover atividades de educação nutricional nos serviços. Angélica atua vinculada a Gerência de Alta Complexidade, sendo Nutricionista responsável por parte dos acolhimentos de crianças e adolescentes. 

Na avaliação de Giselle Machado de Souza, que atua como Nutricionista responsável pelos acolhimentos de pessoas adultas, as reuniões da equipe são importantes por permitir que se discuta e planeje de forma estratégica ações voltadas às manipuladoras de alimentos que atuam diretamente nos espaços vinculados à Assistência Social, mas também para a garantia de direitos para os munícipes.

A nutricionista Mariana Bravim, que atua na Gerência dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o momento foi de muita troca de experiência em relação às vivências de cada equipamento, planejamento de ações estratégicas para que o serviço de alimentação e nutrição seja único, garantindo a segurança alimentar de todos os atendidos.

Foto Divulgação
Nutricionistas alinham ações dos trabalhadores da Assistência Social da capital
Reunião com nutricionistas para alinhamento das ações dos trabalhadores da Assistência Social de Vitória. (ampliar)

Essas profissionais atuam nos espaços vinculados à Semas que são os abrigos, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de crianças, adolescentes, da pessoa com deficiência e da pessoa idosa, bem como dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência a Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Roseane Fernandes, disse que o grupo de Nutricionistas da secretaria é muito potente, com contribuições técnicas e operacionais que qualificam muito a prestação do serviço público. "Reunir e somar toda essa qualidade profissional só enriquece o debate e a oferta de serviços a população", comentou ela. 

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, disse que alinhar as ações dos trabalhadores das duas políticas Suas e Sisan é fundamental para a eficiência e eficácia para a garantia de direitos sociais.


Voltar ao topo da página