Notícias

Neurologia é o próximo tema do Curso Manejo Clínico para médicos

Publicada em 25/03/2022, às 14h40 | Atualizada em 25/03/2022, às 14h43

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Curso Manejo Clínico para Médicos que atuam na Atenção Primária
Curso Manejo Clínico para Médicos que atuam na Atenção Primária.

Durante os meses de março e abril, o Curso "Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde" abordará temáticas relacionadas à Neurologia.

O curso, que é ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), terá encontros semanais, com duração de quatro horas, contemplando quatro turmas nos dias 28 de março e, 04,14 e 20 de abril.

Os encontros serão realizados na Escola Técnica do SUS (ETSUS) e as facilitadoras serão as professoras Paula Zago Melo Dias, Ana Claudia de Souza Andrade, Vanessa Loyola de Oliveira Marim e Soo Yang Lee, médicas neurologistas docentes da faculdade MULTIVIX Vitória.

Essa ação educativa é desenvolvida pela ETSUS Vitória em parceria com as Escolas Médicas que mantêm termo de cooperação técnica com a Semus: MULTIVIX, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade de Vila Velha (UVV), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Curso

A estratégia pedagógica a ser utilizada envolve leitura prévia pelos participantes de Linhas Essenciais de Cuidado (LECs) alusivas às temáticas abordadas nos encontros, que serão entregues antecipadamente aos alunos. Estas Linhas de Cuidado serão elaboradas a partir do Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade.

O processo de aprendizagem será eminentemente prático, com trabalho em subgrupos, simulação de situações (manipulação/exame físico) e estudo de casos na ETSUS, nas instituições parceiras ou no Centro Municipal de Especialidades Vitória em ambulatórios com atendimento a pacientes encaminhados pela Regulação da SEMUS, com mediação de profissionais especialistas na condição de facilitadores do processo de aprendizagem.


Voltar ao topo da página