Notícias
Música e sorrisos vão ocupar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Publicada em 10/08/2022, às 19h05 | Atualizada em 11/08/2022, às 12h19
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Aproximadamente 150 idosos, que participam das oficinas de musicalização ofertadas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), equipamento da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória, se apresentam, na próxima sexta-feira (12), no Encontro de Todos os Ritmos. Os grupos participantes vão exibir canções de variados ritmos que vão do samba ao pop, passando pelo forró até chegar ao congo. O evento ocorre às 14 horas, na unidade do Serviço de Convivência para a Pessoa Idosa (SCFV) do Centro de Vitória.
Uma das vozes que poderá ser ouvida é da Maria Nazareth da Cunha Lyra Amm, de 74 anos. Ela é a vocalista da banda "Só Maior" do CCTI Centro. "Cantar traz uma sensação maravilhosa. Gosto de estar no ambiente musical. Faz bem para a alma", disse Nazareth.
Ela faz questão de elogiar a atuação do professor da oficina de musicalização, Anardino Júnior, para o sucesso das oficinas e da banda. "Ele nos dá incentivo. Nos faz ter vontade de cantar. Ele fala de usar a música como uma forma de melhorar nossa vida. E, agora, participar do Encontro de Todos os Ritmos é a forma de melhorar a convivência, participa junto, interagir com pessoas de outros grupos", afirma.
De acordo com o orientador social Müller Trindade, o Encontro de todos os Ritmos é o ponto alto das ações desenvolvidas nas oficinas que acontecem no Serviço de Convivência. "A realização do evento fecha o ciclo de ações dentro do eixo Direito de Ser, promovendo experiências que potencializam as vivências dos diversos ciclos etários em toda a sua pluralidade", disse.
Para a gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cristina Silva, o encontro proporciona, ainda, a intergeracionalidade e o fortalecimento dos vínculos afetivos, já que o evento vai abrir espaço para receber crianças e adolescentes atendidos nos SCFV para Crianças e Adolescentes - Cajun e munícipes atendidos pelo Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD).
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destaca as oficinas de musicialização como prática para aliar entretenimento, cultura e interação social fomentando um Envelhecimento ativo com convivência e vínculos familiares e comunitários fortalecidos. "Nossa orientação, para as equipes é que busquem aproveitar o potencial, também, das artes para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e promoção de um envelhecimento ativo", disse.