Notícias
Motorista é detido ao apresentar CNH de cartolina durante fiscalização da Guarda de Vitória
Publicada em 14/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 14/05/2025, às 18h11
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Um motorista, de 45 anos, foi detido por uma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) ao apresentar uma carteira de habilitação falsa, na noite desta terça-feira (13), na Ilha do Príncipe. A abordagem foi realizada durante operação de fiscalização de veículos de transporte irregular de passageiros.
Durante a ação, um veículo Siena foi abordado pois não apresentava plotagem correta de táxi, apesar de ser registrado como táxi, fato que chamou atenção dos guardas municipais. A equipe se aproximou e solicitou ao condutor que apresentasse a documentação do carro e o documento de habilitação. No entanto, não foi bem isso que ele entregou.
"Ele nos apresentou uma CNH falsa, sem os códigos de segurança e com o verso de cor branca, impressa em cartolina. Era uma falsificação bem grosseira. Ao consultarmos o registro pelo nome dele, identificamos que o condutor estava com o direito de dirigir suspenso e a CNH verdadeira vencida desde janeiro de 2019", detalhou o guarda municipal Vieira, da Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito (Goft).
Diante da situação, foram lavrados autos de infração ao proprietário do veículo por entregar veículo a condutor não devidamente licenciado e pelo veículo estar com características alteradas - neste caso, instalação irregular de gás. O carro foi entregue a um condutor habilitado relacionado pelo responsável.
Já o motorista foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória para prestar esclarecimentos à Polícia Judiciária.
Clandestinos
As "Operações Clandestinos" são realizadas por equipes da Guarda de Vitória em parceria com representantes da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Durante as ações, são fiscalizadas irregularidades de veículos e condutores, transportes clandestinos, estacionamento em locais proibidos e outros itens.
Algumas delas são realizadas na rodoviária e no aeroporto da capital, onde condutores profissionais e não profissionais insistem em estacionar em locais onde é permitido apenas "parar". ""Parar" é embarque ou desembarque de passageiros, não inclui esperar o passageiro. Encontramos também veículos em mau estado, com pneus carecas, condutores sem habilitação", descreve Vieira.
Na noite de terça-feira (13), por exemplo, foram notificados dois condutores sem habilitação e um carro com pneu careca. A Guarda de Vitória orienta passageiros e demais pessoas que passam pelo aeroporto ou pela rodoviária.
"Evite transporte que não possui identificação de táxi ou que você não chamou por aplicativo de celular. Pense na sua segurança também e não colabore com transporte irregular", completou o guarda Vieira