Notícias

Lei Rubem Braga e coletivo Quadro-a-Quadro exibem Guia animado do Cinema

Publicada em 20/11/2023, às 11h45

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Selo Rubem Braga

Na próxima quinta (23) e sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Lei Rubem Braga, e o coletivo Quadro-a-Quadro, exibem gratuitamente a websérie "Guia animado do Cinema".

O trabalho consiste em uma websérie em animação que tem a função de promover formação documental e introdutória na linguagem audiovisual a partir de um repertório composto por filmes capixabas, especialmente patrocinados pela Lei Rubem Braga em edições anteriores.

Nas apresentações, serão exibidos três episódios do projeto: "À Meia-Noite te Levarei ao Cinema", "Da Verdade à Ficção" e "Cinema é uma Loucura!".

Na quinta (23), os trabalhos serão expostos de maneira online, por meio do canal no Youtube do coletivo , às 19 horas.

No dia seguinte é a vez dos estudantes da rede municipal de ensino terem acesso à sétima arte. O projeto visitará duas escolas: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Almirante Barroso em Goiabeiras e Arnulpho Mattos no Bairro República às 8 e 10 horas respectivamente.

"O Guia é um projeto essencial para nós, produtores, pois busca não só entreter, mas principalmente educar. Com grande parte da nossa equipe composta por professores da rede pública, compreendemos de perto as necessidades dos estudantes de Vitória no acesso à cultura audiovisual. Ao oferecer uma websérie que explora a linguagem e os bastidores da produção cinematográfica, nosso objetivo é criar um público mais consciente e engajado, capaz de apreciar filmes com um olhar mais crítico", explica o professor e membro do coletivo, responsável pela produção, edição, roteiro e direção, Felipe Nascimento Gaze.

"Ainda por meio da disponibilização do nosso conteúdo no YouTube, pretendemos ampliar nosso alcance, indo além dos jovens estudantes de Vitória almejando enriquecer a experiência educativa e cultural de todos os interessados", completa o professor.

A ação conta ainda com os professores Wolmyr Aimberê Alcantara Filho e Francielli Noya Toso, que dividem os trabalhos com Felipe.

O projeto

Com experiência ampla em desenho animado, oficina de animação, literatura, jogos educativos e na atividade cineclubista, a equipe do coletivo Quadro-a-Quadro desenvolve um projeto que, ao mesmo tempo, é cultural, documental e pedagógico.

"A continuidade do "Guia Animado do Cinema" é a potencialização de uma educação fílmica. Discutir a linguagem, as funções envolvidas na produção de um filme, sua proposta formativa e estética é uma maneira de criar um público mais consciente e capaz de reagir mais autonomamente a um filme", opina Wolmyr.

Os episódios possuem recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas.


Voltar ao topo da página