Notícias

Iniciada campanha pelo fim da violência contra a mulher na capital

Publicada em 21/11/2023, às 14h30 | Atualizada em 21/11/2023, às 14h34

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
16 Dias de Ativismo 2023
Ação da campanha 16 Dias de Ativismo: Vitória pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. (ampliar)

Um momento de escuta de relatos emocionantes, de partilha de informações e uma mesa de café da manhã reunindo equipes da Casa do Cidadão. Com esse clima acolhedor, foi realizada, na manhã desta terça-feira (21), a primeira ação da campanha "16 Dias de Ativismo: Vitória pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", conduzida, na capital, pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

"Até o dia 10 de dezembro, levaremos para toda a cidade intervenções urbanas, abordagens educativas, seminários, feira de mulheres empreendedoras e uma extensa programação, com o objetivo de sensibilizar nossa população pelo fim da violência contra as mulheres", explicou a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia, que conduziu o encontro com os servidores.  

Criada em 1991, a campanha dos 16 Dias de Ativismo é realizada em mais de 100 países. No Brasil, ela faz alusão a três importantes datas: o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro; o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, também conhecido como o Dia do Laço Branco, 6 de dezembro; e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. 

Próximas ações

16 Dias de Ativismo: Vitória pelo Fim da Violência contra as Mulheres

* Dia 22 de novembro, às 14h
"Seminário Justiça e Direitos das Mulheres"
Mesa Expositiva com a socióloga e advogada Layla Freitas, presidente da Abracrim Mulher ES e secretária Geral da Abracrim Mulher Nacional, aberta a estudantes e profissionais da área jurídica e também de outras áreas, envolvidas na temática
No Auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, em Itararé)
Entrada gratuita

Foto Divulgação
16 dias de Ativismo 2023
Ação da campanha 16 Dias de Ativismo: Vitória pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. (ampliar)

* Dia 24 de novembro, às 12h
Intervenção "Meta a Colher"
Ação alusiva ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), que faz referência ao ditado popular "em briga de marido e mulher, não se mete a colher". Por meio da distribuição de uma sobremesa a ser degustada com colher, a intervenção busca sensibilizar para um novo padrão comportamental, orientando sobre como agir diante de casos de violência ou de desrespeito contra meninas e mulheres. Serão feitas abordagens educativas, com materiais informativos sobre as diferentes formas de violência doméstica e de gênero, Lei Maria da Penha, feminicídio e a rede de serviços de proteção à mulher em Vitória.
Em frente à Assembleia Legislativa e ao Shopping Vitória

* Dia 25 de novembro, às 8h
Eleição para o Conselho Municipal da Mulher (Comum)
Moradoras de Vitória podem participar da eleição do órgão que contribui, propõe, avalia, discute e articula políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres.
No auditório da Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, em Itararé). 
Mais informações pelo telefone (27) 3382- 6662


Voltar ao topo da página