Notícias

Histórias possíveis: estudantes perticipam de bate papo com promotor de justiça

Publicada em 24/10/2022, às 12h05 | Atualizada em 24/10/2022, às 12h07

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Projeto Histórias Possíveis recebe Promotor de Justiça do MPES
Projeto Histórias Possíveis na Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

O projeto "Histórias possíveis" desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, que fica no bairro Itararé, tem o objetivo de trazer ex-estudantes para uma conversa sobre futuro e perspectiva de vida com as turmas do 8º e 9º ano da unidade de ensino.

Nesta segunda-feira (24), o convidado foi o promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) Rodrigo Monteiro, que cursou o ensino fundamental na unidade de ensino. O bate papo com o promotor foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com aproximadamente 100 estudantes. O encontro ficou marcado por muita troca de experiências, com as turmas participando o tempo todo com perguntas e indagações.

Dentre os temas trabalhados, o promotor falou sobre a atuação do MPES em prol da sociedade, trazendo exemplos e vivências de sua atuação na instituição para elucidar a curiosidade e interesse dos estudantes. Também foram abordados assuntos como educação, saúde, segurança pública e projeto de vida.

Luis Oliveira
Projeto Histórias Possíveis recebe Promotor de Justiça do MPES
Projeto Histórias Possíveis na Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

"Quando olho para vocês aqui, hoje, eu me vejo anos atrás. Frequentei o mesmo espaço escolar que vocês, também tive dúvidas, expectativas, sonhos. A geração de vocês tem mais facilidades, mais oportunidades, então tudo é possível, com trabalho duro e dedicação. A única saída é estudar e estudar muito. Espero ter contribuído para o projeto de vida de vocês, e que daqui alguns anos possamos nos encontrar e lembrar dessa conversa", disse Rodrigo Monteiro.

Projeto de Vida

A conversa foi muito bem aproveitada pelas turmas, que na oportunidade puderam sanar dúvidas e criar parâmetros para estabelecer metas e traçar objetivos.

"Eu gostei bastante da palestra, já fazem alguns anos que admiro muito a área do Direito, então foi uma oportunidade única poder conhecer mais sobre a atuação e o cotidiano de um promotor. Ele falou de uma forma bem didática sobre temas pertinentes para todos nós, além disso, considero que ele é uma referência, pois estudou na mesma escola que estamos agora", disse a estudante Isabely Almeida, do 9º ano.

Luis Oliveira
Projeto Histórias Possíveis recebe Promotor de Justiça do MPES
Projeto Histórias Possíveis na Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

"Eu achei bem relevante e importante a presença do promotor aqui hoje. Sem dúvidas ele é uma referência e uma inspiração para todos nós. Veio do mesmo lugar que todos que estão aqui e por meio dos estudos e da persistência, chegou a uma posição tão importante. Além disso, foi bacana conhecermos mais sobre a atuação do MPES em prol da sociedade", afirmou a estudante Amanda Silva, do 8º ano.

Histórias Possíveis

O professor de História e Projeto de Vida Tiago Mendes falou sobre os objetivos do projeto "Histórias Possíveis". "Estamos realizando ações que permitam a eles ver as oportunidades no sentido concreto, de acordo com o que já trabalhamos em sala de aula. O objetivo é que eles percebam que é realmente possível mudar sua história, traçar metas, ter um projeto de vida que traga mudanças significativas para suas vidas no futuro", explicou.


Voltar ao topo da página