Fiscalização da Guarda Municipal no Centro de Vitória.
Foto Divulgação
Fiscalização da Guarda Municipal no Centro de Vitória.
A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) realizou, na madrugada desta quarta-feira (24), duas ações de fiscalização de trânsito no Centro da capital. As blitze visam inibir infrações e retirar das vias condutores que colocam em risco a própria vida e a de outros motoristas.
Dessa vez, os pontos foram distribuídos no Centro em sentidos opostos. Ao todo, as equipes abordaram 211 veículos, duas motocicletas e até uma carreta. As fiscalizações identificaram 31 irregularidades de trânsito e três restrições administrativas.
Entre as principais irregularidades identificadas, estavam sete condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "Também tivemos sete veículos com licenciamento vencido e sete recusas à realização do teste do etilômetro. Além disso, dois motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool. Ou seja, vemos que em pleno dia de semana ainda há condutores assumindo o risco de provocar um acidente", pontua o Inspetor Correia.
Segurança viária
As blitze integram o trabalho permanente da Guarda de Vitória voltado à preservação da segurança viária e ao cumprimento da legislação. Somente entre janeiro e maio deste ano, a corporação realizou 183 operações de fiscalização de trânsito em diferentes regiões da cidade, intensificando o combate às principais causas de acidentes.
Os resultados já refletem nos indicadores de trânsito. No comparativo entre janeiro e maio de 2026 e o mesmo período do ano passado, Vitória registrou redução de 19% nas mortes no trânsito e queda de 10% no número geral de acidentes.
A gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito da Guarda de Vitória, Yamara Pin, destaca que o objetivo das operações é garantir um trânsito mais seguro para todos.
"A fiscalização tem caráter preventivo e também educativo, mas é fundamental retirar de circulação condutores que insistem em desrespeitar a legislação, especialmente aqueles que dirigem após consumir bebida alcoólica ou sem habilitação. Essas infrações colocam em risco não apenas o infrator, mas toda a coletividade", afirma a gerente.