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Estudantes surdos desenvolvem protagonismo estudantil em Emef no bairro Itararé

Publicada em 02/01/2023, às 10h40

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, que fica em Itararé, passou a ser escola referência de matrícula para estudantes surdos no ano letivo de 2022, o que proporcionou uma ótima experiência tanto para os demais estudantes ouvintes como para os profissionais que atuam como tradutores e intérpretes de Libras.

Afinal, eles tiveram a oportunidade de trabalhar em seu cotidiano com seis estudantes que a tem como sua primeira língua de comunicação. 

Essa turma aproveitou a oportunidade de colocar em prática o protagonismo estudantil. Com o apoio da equipe bilíngue, eles movimentaram a escola ao longo do ano letivo. Foram eles que participaram da organização do primeiro encontro de estudantes surdos na rede municipal de ensino, planejaram e colocaram em prática diversas atividades referentes ao mês da inclusão, celebrado em setembro, e ainda propuseram várias gincanas e oficinas de Libras para os estudantes ouvintes.  

Por fim, no encerramento do ano letivo, dois integrantes dessa turma especial, Pedro Henrick e Kauã Ramos, concluíram o ensino fundamental. Pedro foi o orador de sua turma e apresentou um agradecimento em sua língua, Libras, com a intérprete Érica Passos sendo responsável pela tradução para os ouvintes. Foi uma tarde emocionante e cheia de significado para os envolvidos.  

"É muito marcante que o Pedro tenha sido o orador da turma, pois isso possibilita que os estudantes surdos sejam valorizados. Isso demonstra que eles têm condições de fazer as mesmas coisas que um estudante não surdo. É uma ação que possibilita também a reflexão de que nós estamos no caminho certo em relação a política bilíngue, além de elevar a autoestima dos estudantes surdos", destaca a técnica pedagógica na área da educação de surdos da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), Eliane Telles. 

Foto Divulgação
Estudantes surdos desenvolvem protagonismo estudantil em Emef no bairro Itararé
Foto Divulgação
Estudantes surdos desenvolvem protagonismo estudantil em Emef no bairro Itararé

Adequação Legislativa 

A Seme trabalha pela reestruturação da Educação Especial no município. Atualmente, são 2.117 crianças e estudantes na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com algum tipo de deficiência matriculados na rede. No quadro de professores da capital, porém, até o ano passado não havia a função específica para o professor da Educação Especial. A contratação era feita dentro do quadro de candidatos que se apresentavam e já traziam cursos de formação voltados para a área. 

Com a regulamentação, instituída por meio de legislação, tornou-se possível a contratação de profissionais especificamente para atender a Educação Especial. Tais adequações legislativas fortalecem as políticas públicas e garantem os direitos de aprendizagem e de educação de qualidade a crianças e estudantes atendidos pela Educação Especial. 

Por meio de lei, também foi criado o cargo de tradutor e intérprete de Libras na estrutura da Prefeitura de Vitória. O tradutor e intérprete de Libras é um ouvinte com proficiência em Libras, que realiza a mediação na comunicação entre surdos e ouvintes. Na Educação, esse profissional é essencial para garantir a inclusão e a qualidade de ensino aos estudantes atendidos pela Educação Especial. 

"A criação do cargo de tradutor/intérprete de Libras na PMV foi e ainda é de suma importância. Esse profissional tem um papel de intermediar a comunicação entre surdos e não surdos. Além da acessibilidade linguística em vários contextos como educação, cultura, medicina, entre outros", reforçou Eliane Telles. 

A presença do profissional, regulamentada e garantida na estrutura da PMV, é uma política pública que reafirma o direito de todas as crianças e estudantes à aprendizagem. 


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