Imprensa
Estudantes da capital desenvolvem projeto com foco na sustentabilidade
Publicada em | Atualizada em
Por Julya Feitoza (jfcarvalhoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
 
                      Estudantes de Vitoria estão desbravando a capital de forma lúdica, por seus pontos turísticos, e ajudando a cidade a se tornar mais sustentável. O projeto "Vitória Sustentável - Cuidando Hoje do Amanhã", desenvolvido pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Evolução, que fica na Enseada do Suá, foi apresentado nesta quarta-feira (29) ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, na sede da unidade de ensino.
Durante a visita, eles fizeram perguntas e entregaram cartas ao prefeito, como extensão do trabalho escolar que tem como tema "Sustentabilidade da cidade". A visita do prefeito, que permite a continuidade de aprendizado, contou com convite para a apresentação cultural que será feita pelos alunos no dia 8 de novembro, das 9 às 12 horas, sob o tema "Cuidando do meu planeta, cuidando do meu futuro", que é parte do projeto "Vitória Sustentável".
Ações de recolha de materiais como lixo eletrônico, tampas de garrafas e óleo de cozinha, são desenvolvidas por meio do projeto em conjunto com o instituto "Tampinha do bem". Ele também contempla exposição de vídeos produzidos pelos alunos sobre os principais pontos turísticos de Vitória e sobre a importância do combate ao descarte de resíduos de forma incorreta, além trabalhar a questão da consciência ambiental para a conservação.
Uma roda de conversa fez parte do encontro e Pazolini sanou duvidas, deu conselhos e orientou os alunos, que fizeram a leitura da "Carta das Crianças ao Prefeito". "Vocês devem aprender, se divertir e viver felizes. A cidade é o local onde todos nós interagimos. Quando vocês saem de casa cedo para ir à aula, o primeiro lugar que vocês pisam é na rua. E a rua faz parte da cidade. Vitória tem um grande desafio: somos uma ilha, e por isso precisamos construir uma cidade acolhedora, que pense no futuro e se desenvolva de forma sustentável. Hoje, Vitória é a cidade mais conectada e inovadora do Brasil. E por que isso é importante? Porque quando você fala em inovação, você lembra do conhecimento. Nós precisamos ter uma cidade humanizada, que não pense só nos carros ou nos ônibus, mas que seja voltada para o bem-estar do cidadão", disse Pazolini.
A Professora Maria Cecília, que esteve acompanhando as crianças, afirma que intenção é que do primeiro ao quinto ano os alunos tenham ideias de trabalhos para apresentar sobre sustentabilidade. "No quarto ano a gente trabalha os ODS, que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Então, cada turma tem uma visão. Nós pegamos os 17 pontos dos ODS, que vão desde erradicar a pobreza, fome zero, questões de empreendedorismo, de industrialização, à vida dos animais", explicou.
 
                      "É uma honra receber o prefeito Lorenzo Pasolini aqui conosco. Era algo que as crianças nem imaginavam. Eu espero que com isso os alunos entendam que eles podem sim ser protagonistas e que se sintam pertencidos ao nosso ambiente urbano, ao nosso ambiente escolar, porque dentro da escola também acontecem ações de preservar, como se fosse a nossa casa", firmou a professora Rosalina de Rezende.
A coordenadora da escola, Alcione Rocha, comentou que na visão das crianças, a figura do prefeito é uma pessoa de autoridade, e que talvez não fosse tão acessível. "Trazê-lo aqui para ter esse momento de conversa com eles foi muito gratificante. Eles ficam um pouco até tímidos, mas, ao mesmo tempo, curiosos. Todo mundo quer fazer pergunta, todo mundo quer participar. Para a criança, ainda mais eles que têm oito, nove, dez anos, essa figura é bem diferente. E eles já tinham estudado sobre os poderes, então também é uma outra coisa que marca para eles saberem quem é que está ali, administrando a nossa cidade, e eles podem ter acesso também a essa pessoa." Comentou
O Colégio Evolução foi fundado em 1982 pela diretora Marcia Azevedo. "Nós estamos desenvolvendo um projeto da escola que é sobre a economia sustentável, a cidade sustentável, o país sustentável e o planeta. Faz parte da história da cidade, para que isso fortaleça essa criança, colocando uma sementinha que ela vai levar para sempre. Nós queremos que eles realmente pensem no futuro melhor, para a vida deles, Para a cidade que eles vivem, para as famílias deles, e para as futuras gerações. E a presença do prefeito está sendo um reforço desse aprendizado", disse Marcia.
                      A tarde foi marcada por aprendizado, curiosidade e troca de experiências entre os alunos e o gestor municipal. O encontro reforça a importância da educação ambiental e do protagonismo infantil na construção de uma cidade mais humana e sustentável. A intenção é formar cidadãos atentos às transformações do mundo e comprometidos com o futuro da capital capixaba, uma Vitória cada vez mais conectada, inovadora e sustentável.