Notícias
Educação reúne estudantes que serão "prefeito" e "secretários" por um dia
Publicada em 23/11/2022, às 18h10 | Atualizada em 23/11/2022, às 18h17
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) reuniu, na tarde desta quarta-feira (23), 32 estudantes de 16 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória, no auditório do Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi. A ação abre a Semana Municipal da Infância e da Adolescência, que tem como tema "O que você pensa sobre uma cidade inteligente, humana e sustentável"?
O evento teve a participação do Secretário de Governo, Luciano Forrechi, que conduziu um diálogo sobre a estrutura da Prefeitura de Vitória e as demandas do município, a Secretária de Educação, Juliana Rohsner, que bateu um papo com os estudantes sobre a gestão da educação na capital, e a Guarda Civil de Trânsito, Carla Oliveira, que realizou uma palestra sobre Cidadania e Participação Estudantil.
"Será uma honra para todos nós receber vocês na prefeitura e nas secretarias. Estou no serviço público há mais de 30 anos, e eu descobri que essa minha paixão por servir despertou depois de uma explicação de uma professora minha, quando eu estava na quarta série, quando ela explicou qual era o papel de um prefeito para a cidade. É muito importante que vocês entendam o significado da palavra servidor público, de entender como a prefeitura funciona, de ver as coisas acontecendo na cidade e saber o porquê e como elas acontecem. Vocês são jovens e têm acesso a muitas informações e conhecimento, e têm grandes oportunidades pela frente", disse o secretário Luciano Forrechi.
O objetivo do encontro é proporcionar aos estudantes presentes o primeiro contato e interação com a experiência de gestão da cidade de Vitória, sendo também uma oportunidade para exposição de ideias e sugestões de seus territórios. Vale ressaltar que os participantes são membros de espaços estudantis como grêmio estudantil, rádio-escola e Conselho de Escola.
"Hoje atendemos a 43 mil estudantes e quase 6 mil profissionais, divididos em 103 unidades de ensino. Esse é o tamanho da nossa responsabilidade e que vocês vão poder conhecer de perto. Esse é um projeto que nos honra muito, eu estou muito feliz de poder participar desta edição junto com vocês. Vejam como um lugar mágico, em que vocês entenderão como é o serviço público. É muito importante que vocês conheçam as instituições, estruturas e pessoas que são responsáveis pela gestão da cidade", disse a secretária Juliana.
Além disso, a reunião com os estudantes também representa uma preparação para uma ação que será realizada na próxima terça-feira (29), com o tema "Estudantes assumindo o controle da Cidade" em que os estudantes serão prefeito(a) e secretários(as) por um dia, dialogando com gestores e trazendo suas propostas no fortalecimento do compromisso de todos pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Participação Estudantil
Os estudantes escutaram atentamente a todas as palestras, além de participarem o tempo todo com perguntas e indagações. A turma também não esconde a expectativa pelo dia em que serão os gestores da cidade.
"É um trabalho muito diferente e está sendo bem divertido e proveitoso. Acreditamos que é uma ação que nos incentiva a sermos melhores. É bem legal ter sido selecionado para essa oportunidade, pois vimos que temos muito a aprender aqui e durante a semana. Estamos ansiosos e esperamos conhecer muitas coisas novas sobre a nossa cidade e como cuidar dela", disseram os estudantes João Del Fiume e Mariana Fassarella, da Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, de Jardim Camburi.
"Eu gostei bastante do encontro aqui hoje, pois começamos a conhecer e compreender o trabalho dos gestores que cuidam da nossa cidade. É muito gratificante eles estarem disponíveis pra dialogar com a gente, essa é uma oportunidade muito especial e que vamos aproveitar cada segundo", afirmaram Esther Pires e Caíque Barbosa, estudantes da Emef Maria José Costa Moraes, que fica no Bairro São José.
Decreto
A Semana Municipal da Infância e Adolescência foi instituída pelo decreto nº 17.239/2017, objetivando o desenvolvimento de ações que enfatizem a importância da participação desses atores sociais na gestão das escolas municipais e da cidade.
O projeto prevê proporcionar aos estudantes participantes, por meio de uma multiplicidade de eventos, espaços de fala e escuta sobre suas realidades e os desafios que enfrentam, bem como expor seus anseios e propostas para a efetivação de seus direitos.