Educação Ambiental: Semana de aprendizado com o Projeto Vitória Cidade Limpa
Publicada em | Atualizada em
Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes
Foto Divulgação
Projeto Vitória Cidade Limpa desenvolvido com estudantes do Centro Educacional Leonardo Da Vinci. (ampliar)
Nesta semana, os alunos do 3º e 5º anos do Centro Educacional Leonardo Da Vinci iniciaram uma jornada especial de imersão na educação ambiental. A educadora Osneia Péccoli, visitou a escola para dar início aos trabalhos na escola com uma palestra sobre a destinação de resíduos sólidos e a coleta seletiva.
A palestra educativa faz parte do projeto "Vitória Cidade Limpa", desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA). O contato dos alunos com os conteúdos como a destinação correta de cada resíduo, a separação dos resíduos secos, a coleta domiciliar, o aterro sanitário, a compostagem, o reaproveitamento, a reciclagem e diversos outros assuntos, auxiliam na sensibilização das crianças para se tornarem adultos mais conscientes. Também, agregam avanços positivos na coleta seletiva e na destinação de resíduos sólidos produzidos no Centro Educacional.
Ainda nesta semana, os alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Maria Madalena de Oliveira Domingues", em Jardim Camburi, iniciaram o projeto "Praia Limpa", que também aborda assuntos sobre a destinação correta de resíduos sólidos, o recolhimento dos dejetos, os cuidados com a restinga e com as praias de Vitória.
Já os alunos e familiares do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "João Pedro de Aguiar", também em Jardim Camburi, participaram de oficinas de reaproveitamento de garrafas PET para confecção do brinquedo "Vai e Vem", muito popular nas primeiras séries do ensino infantil e fundamental.
Todas as atividades de destinação do resíduos sólidos fazem parte do projeto "Vitória Cidade Limpa", que é desenvolvido pela GEA desde 2017, para que os munícipes possam compreender melhor como separar e destinar cada resíduo produzido diariamente e, manter os ecossistemas preservados.