Esporte e turismo se unem na Corrida e Caminhada Nossa Vitória, Nossa História, que será realizada no próximo sábado (16), com percurso pelas ruas do Centro Histórico da capital. Os participantes passarão por pontos turísticos e culturais, transformando a prova em um passeio pelas memórias da cidade.
Para garantir a segurança dos corredores e manter a fluidez do trânsito, a Gerência de Planejamento e Operacionalização de Trânsito (Gpot), da Secretaria de Segurança, programou alterações no fluxo de veículos e interdições de vias. Motoristas e moradores devem ficar atentos às mudanças.
INTERDIÇÕES FIXAS
A partir das 12h, a Avenida República, no trecho ao lado do Parque Moscoso, será totalmente interditada para montagem da estrutura de largada e chegada. A via será reaberta por volta de meia-noite.
Entre 20h e 21h, a Avenida Jerônimo Monteiro também será fechada no trecho central. Motoristas que acessarem o Centro pela Avenida Vitória ou pela Avenida Beira-Mar deverão seguir pela Avenida Princesa Isabel (início na antiga Mesbla). As ruas Henrique Novaes (descida da Curva do Saldanha) e Governador José Sette (esquina do Subway) terão o fluxo interrompido.
INTERDIÇÕES TEMPORÁRIAS
A largada será às 20h, com previsão de término às 21h30. Algumas interdições começam às 18h30, sendo parciais -- com uma pista liberada -- ou totais, mas sempre de forma temporária. A liberação das vias ocorrerá assim que os corredores passarem, minimizando impactos no trânsito.
Parciais temporárias:
Avenida Cleto Nunes (em frente ao Parque Moscoso)
Rua Cais de São Francisco (em frente ao Centro de Saúde Contra HPV)
Avenida República (trecho do Museu do Negro)
Avenida Jerônimo Monteiro (trecho dos Correios e Moinhos Buaiz)
Rua Vinte e Três de Maio (lateral do Parque Moscoso / loja de noivas)
Rua Barão de Itapemirim (Escola de Música)
Rua aos fundos da Praça Costa Pereira (Teatro Carlos Gomes)
Rua Graciano das Neves (Papelaria Castorino Santana até Bar da Zilda)
Rua Filomeno Ribeiro (acesso à Selva)
Rua Sete de Setembro (Escadaria da Piedade até Praça Ubaldo Ramalhete)
Rua Coutinho Mascarenhas (Emef São Vicente de Paulo)
Rua Doutor Azambuja (acesso à Rua Gama Rosa)
Rua Gama Rosa (Casa de Bamba e points noturnos)
Rua Professor Baltazar (atrás da Catedral Metropolitana)
Rua Pedro Palácios (liga Catedral ao Palácio Anchieta)
Rua Comandante Duarte Carneiro (fundos do Palácio Anchieta)
Viaduto Caramuru (Cidade Alta)
Rua Dom Fernando (ponta do Viaduto Caramuru)
Rua São Francisco (atrás do antigo Fórum Criminal)
Rua Caramuru (embaixo do viaduto Caramuru)
Todas as vias citadas ficam no Centro de Vitória e serão liberadas assim que o último participante passar. O trânsito será desviado por ruas adjacentes, com apoio de equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória e da organização do evento.