Notícias

Cidadania Fundamental: temporada 2023 teve prêmio e participação de 2 mil alunos

Publicada em 28/11/2023, às 15h30 | Atualizada em 28/11/2023, às 15h34

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades
  • Consumo e produção responsáveis

Elizabeth Nader
Abertura do projeto Cidadania Fundamental no auditório da Casa do Cidadão
Projeto Cidadania Fundamental no auditório da Casa do Cidadão (ampliar)

Desde de abril de 2023, às sextas-feiras, a Casa do Cidadão abre as portas mais cedo. Por volta das 7h30, aproximadamente 100 jovens estudantes da rede municipal chegam com seus uniformes e mochilas, alegria e curiosidades para um dia inteiro de atividades nos diferentes setores do local. Eles participam do Projeto Cidadania Fundamental, que promove o acesso a serviços, como documentação básica e encaminhamento para o primeiro emprego, além de apresentações artísticas e diálogos sobre educação em direitos humanos e prevenção às violências. 

Na próxima sexta-feira (1º), o projeto encerra a temporada 2023 com grandes resultados: recebeu mais de 2 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e conquistou o terceiro lugar no Prêmio Boas Práticas Gerson Camata, realizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), na categoria Cidades para Pessoas. A premiação foi realizada na segunda-feira (27). Além do reconhecimento, ao ser selecionado entre várias outras iniciativas, e da visibilidade diante de todo o Estado, o projeto recebeu um notebook e cada integrante da equipe recebeu um tablet. 

"Estamos muito orgulhosos do Cidadania Fundamental, não só por causa do prêmio, mas pelos resultados que colhemos a cada semana, com os relatos dos estudantes e dos professores envolvidos. Muitas histórias surpreendentes e emocionantes, que nos mostram como a formação em cidadania e direitos humanos é fundamental para os jovens e para a construção de uma sociedade mais digna e justa", diz a gerente de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Renata Segóvia. 

O encerramento das atividades do ano será com os estudantes do 9º ano das Emefs Rita de Cássia Oliveira e Adilson da Silva Castro. 

Elizabeth Nader
Abertura do projeto Cidadania Fundamental no auditório da Casa do Cidadão
Projeto Cidadania Fundamental no auditório da Casa do Cidadão (ampliar)

Projeto Cidadania Fundamental

Iniciado em 2010 pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), o projeto atende, ao longo do ano, todas as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e da EJA da rede municipal de ensino. Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesses 14 anos, 18.320 estudantes participaram do projeto. 

Por meio da linguagem do teatro, os estudantes são levados a refletir sobre temas como consumo consciente e sustentável; mercado de trabalho e empreendedorismo; enfrentamento à violência doméstica e familiar; relações étnico-raciais; e prevenção à gravidez na adolescência e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Os estudantes partem de suas escolas às 7h, direto para a Casa do Cidadão, onde são recebidos com café da manhã no varandão. Antes de iniciarem as atividades, eles recebem materiais do projeto, que incluem camisa, mochila e squeeze. É feita uma pausa para o almoço, que também é servido no varandão, no esquema de self-service. À tarde, os estudantes são encaminhados para os serviços, como emissão de Identidade e Programa Adolescente Aprendiz. Antes de retornarem para suas escolas, às 16h, recebem um lanche. 

"Ao longo dos anos, as atividades do projeto foram ampliadas; agregamos novas parcerias e metodologias, sempre buscando a adaptação às transformações sociais e às novas demandas dos estudantes", lembra a coordenadora Arielly Prata. Neste ano, por exemplo, o projeto passou a contar com a parceria do Departamento de Psicologia da Ufes, com o acompanhamento de uma professora e de três estagiários. 

Resultados de 2010 a 2023:

Total de estudantes participantes: 18.320
Total de oficinas temáticas de Direitos Humanos realizadas: 7.800
Total de documentos emitidos (Identidade, CPF, Carteira de Trabalho Digital, 2a Via da Certidão de Nascimento):12.100
Total de fotos 3x4 impressas (atividade encerrada em 2019): 11 mil


Voltar ao topo da página