Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Centro Pop: amizade entre acolhido e seu cãozinho de estimação encanta frequentadores do espaço

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Maya, cadela mascote do Centro Pop Continental
Foto Divulgação
Maya, cadela mascote do Centro Pop Continental

Um forte vínculo de amizade, cuidado mútuo e proteção. Maya, uma cadela da Raça golden retriever, de 17 anos, tem demonstrado que a relação entre pessoas em situação de rua e seus cães é marcada por muito carinho e proteção. A pet é o xodó dos participantes de atividades no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Continetal de Vitória.

Para seu tutor, Renan dos Reis, de 37 anos, a Maya representa tudo em sua vida: "Já perdi tudo nesta vida e a Maya acabou substituindo todas essas perdas. Temos uma sintonia surreal". Renan disse que é só chegar no Centro Pop que Maya vem ao seu encontro atrás de seu petisco. "Ela é calma, brincalhona e passa o dia todo recebendo o carinho dos usuários e dos funcionários do espaço", garante ele.

E isso é comprovado pela coordenadora do Centro Pop Continental, Elisabeth Bretas. "Eles criaram até o dia de cuidado com Maya. Ela virou a mascote do nosso Centro Pop", contou ela. Elizabeth ressaltou que estudos mostram que todas as pessoas que compartilham a sua vida com animais expressam seu amor através do carinho e do cuidar.

"A gente sabe que os cães contribuem para o fortalecimento do emocional; são uma segurança; e um motivo para que eles seguiam em frente. Enquanto que os humanos oferecem abrigo, alimento e companhia para estes animais. Isso gera uma relação de reciprocidade e dependência. Essa relação pode ser tão forte que, para alguns, a separação do animal é impensável, mesmo em situações de acolhimento institucional", descreve a coordenadora do Centro Pop Continental.

O Centro Pop Continental é o único espaço de acolhimento para pessoas em situação de rua que possui canil com capacidade para acomodar até seis animais (três porte médio e as outras para pequeno porte). Os pets recebem cuidados básicos com ração diariamente.