Semana da Criança no Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador. (ampliar)
Luis Oliveira
Semana da Criança no Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador. (ampliar)
A primeira semana de outubro será especial para as 360 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcellos Salvador, localizado no bairro Romão. Nesta segunda-feira (03), a unidade de ensino deu início à "Semana da Criança", que terá uma programação recheada de atividades para garantir muita alegria e diversão aos pequenos, e preparada com muito carinho pela equipe escolar.
Para iniciar os trabalhos, foi realizado o teatro "O vento norte". Sob os olhares atentos das crianças, as professoras Aldiceia Mariani, Noeme Rezende, Dicéia Binz, Dina Ribeiro e Gislene Moreira, com apoio da assistente Renata Bessa e da diretora Fabíola Loureiro, deram um show de interpretação, com direito à figurino e cenário.
A história foi baseada na canção infantil "O menino que foi ao Vento Norte", de Bia Bedran, e é só o início de uma programação que promete ficar marcada para sempre na memória dos pequenos.
Dia dos brinquedos; pintura de rosto; bola mania; "Vital do TVS", com direito a mini abadás e uma apresentação da banda da Polícia Militar serão algumas das atrações que farão a alegria das crianças ao longo da semana. O tema central é o "Mundo das cores" e, por isso, a escola foi decorada com balões de ar, painéis temáticos e muito mais, tornando o ambiente ainda mais alegre, colorido e acolhedor.
A diretora da unidade de ensino, Fabíola Loureiro, ressalta que a proposta está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, que afirmam que as propostas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e brincadeiras.
"Todos que entram em nosso espaço se surpreendem desde a porta de entrada, com uma decoração planejada a muitas mãos, sobretudo com o protagonismo de nossas crianças que colocaram o seu 'toque' em tudo! É uma semana muito esperada, carinhosamente e intencionalmente planejada com o objetivo de acolher, alegrar e enaltecer não só as crianças, mas também suas famílias e a comunidade em geral, pois conta com uma estética que desperta a criança que vive dentro de cada um de nós", ressaltou a gestora.
Diversão e aprendizado
Para a pedagoga Karoline Ramos, além de divertir e trazer alegria para os pequenos, a Semana da Criança fortalece aspectos como afeto e aprendizagem por meio do brincar e muito mais.
"Um dos objetivos principais da nossa Semana da Criança é proporcionar fortalecimento da afetividade, da importância do brincar, além de promover uma aprendizagem significativa em suas relações com as brincadeiras de diversas formas e em diferentes espaços e tempos", disse a pedagoga.
Luis Oliveira
Semana da Criança no Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador. (ampliar)
Luis Oliveira
Semana da Criança no Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador. (ampliar)