Notícias

Bike Vitória: capital ganha mais uma estação em Itararé com oito bicicletas

Publicada em 31/01/2023, às 14h00 | Atualizada em 01/02/2023, às 14h52

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Bike Vitória: capital ganha mais uma estação em Itararé com oito bicicletas
Com a nova estação, os moradores terão mais uma opção para ir trabalhar, passear ou praticar esportes. (ampliar)

Com 34 estações em pleno funcionamento nos últimos anos, Vitória acaba de ganhar mais uma estação do Bike Vitória, nesta quarta-feira (01/02), na praça de Itararé. Esta estação conta com oito bicicletas novinhas à disposição dos usuários cadastrados.

A nova estrutura é mais uma opção para trabalhar, passear ou praticar esportes. Na capital, os usuários do Bike Vitória terão, pelo menos, mais três novas estações de bicicletas em 2023: uma na praça Sagrada Família, em Jardim Camburi; outra na praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha, e mais uma estação que ficará em Santa Luiza.

Mobilidade

"Esse é mais um importante avanço para que haja mobilidade, flexibilidade e, principalmente, segurança para nossos ciclistas. Essa é a capital que os capixabas merecem!", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

"As bicicletas compartilhadas são ótima opção de transporte sustentável e não poluente. Itararé é um bairro com muitos moradores e comércio significativo, além de oferecer inúmeros serviços. Fica bem próximo da ciclovia da avenida Leitão da Silva, importante ligação da capital que atende milhares de ciclistas", enfatizou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano.

Renovação

As 250 bikes foram renovadas e ganharam dispositivo de segurança luminoso traseiro. As 34 estações do Bike Vitória já foram renovadas, sendo 31 delas para uso adulto e três de uso infantil. Com mais esta estação nova, Vitória contará com 35 espaços para a retirada das bikes. A quantidade deverá aumentar ainda este ano para 38.

O sistema é composto por estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Ali, os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta utilizando o aplicativo em seu smartphone, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la em qualquer estação do projeto.

Viagens

O Bike Vitória já conta com 160.412 usuários cadastrados aptos a dispor das "magrelas". Até o mês de janeiro de 2023 houve 1,5 milhão de viagens desde o início de suas atividades feitas por adultos e, cerca de 26 mil, por crianças.

Bikes

As bicicletas possuem quadro em alumínio, espelho retrovisor, selim anatômico com ajuste de altura, pedais e rodas com refletores, guidão ajustado, suporte personalizado para artigos pessoais e buzina tipo campainha. E, ainda, sinalização refletiva, suporte de descanso, pino de engate e travamento, etiqueta eletrônica para identificação da bicicleta e câmbio de três marchas.


Voltar ao topo da página