Notícias
Alunos da rede municipal participam de atividade educativa sobre horta escolar
Publicada em 11/05/2022, às 16h10
Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes
Uma atividade lúdica que tem como objetivo sensibilizar as crianças sobre reaproveitamento de material, alimentação saudável e preservação do meio ambiente. Alunos dos grupos três e quatro do tempo integral e grupo seis parcial, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Goretti Coutinho Cosme, estão participando de uma atividade de compostagem para a horta escolar.
A compostagem é uma técnica que utiliza materiais orgânicos para obter adubo. Os alunos ajudam na montagem das composteiras, feitas com garrafas PET, e observam e registram a transformação do resíduo orgânico em adubo e chorume, que serão utilizados no plantio dos vegetais e legumes na horta.
As composteiras foram desenvolvidas com cada grupo, que trouxe as cascas de legumes, frutas e hortaliça de casa. Foram confeccionadas quatro composteiras. A atividade foi desenvolvida pelos Centros de Educação Ambiental (CEAs) da Mata da Praia e da Pedra da Cebola.
A confecção das composteiras têm como objetivo:
• Diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário, além de ser uma ótima fonte de nutrientes para as plantas;
• Desenvolver alimentação saudável e orgânica: legumes, frutas e hortaliças orgânicos;
• Sensibilizar os participantes quanto a preservação e conservação do meio ambiente;
• Sensibilizar os alunos para uma convivência harmônica no ambiente escolar e nos demais ambientes, como a cooperação, solidariedade e outros valores;
• Estabelecer contato com a natureza de forma lúdica e prazerosa, despertando a curiosidade e, assim, entendendo o processo de compostagem e a sua importância para a horta escolar.
Os alunos trouxeram de casa as cascas de frutas, legumes, restos de hortaliças, cascas de ovos e outros resíduos.
Inicialmente, as técnicas de Educação Ambiental Maria Aparecida Drumond, do CEA da Mata da Praia, e Solange Lins, do CEA da Pedra da Cebola, fizeram uma roda de conversa com os alunos e explicaram o que ia acontecer com os resíduos que trouxeram. Informaram que eles iam fazer o alimento (adubo orgânico) para as plantinhas da horta com este material.
Em seguida, os alunos ajudaram a picar as folhas, secar e entregaram os resíduos que trouxeram de casa, picados pelos pais, para as técnicas que os auxiliaram na montagem das compoteiras.
Finalizado os trabalhos com a montagem das composteiras, os professores levaram para a sala de aula para que os alunos acompanhem e registrem todo o processo de decomposição dos resíduos e o recolhimento do chorume que será transformado em adubo ou inseticida para as plantas da horta escolar.