Notícias

Alegria e diversão marcam apresentação teatral no auditório da PMV

Publicada em 08/12/2022, às 17h05 | Atualizada em 08/12/2022, às 17h17

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


André Sobral
Encerramento das Atividades da Viagem Pela Literatura
Apresentação teatral do clássico Os Três Porquinos, no auditório da PMV. (ampliar)
André Sobral
Encerramento das Atividades da Viagem Pela Literatura
Apresentação teatral do clássico Os Três Porquinos, no auditório da PMV. (ampliar)

Sob olhares curiosos, cochichos e boas risadas infantojuvenis, o clássico da literatura infantil " os Três Porquinhos" foi apresentado, em forma de teatro, para 360 crianças e adolescentes, vindos de nove escolas da rede municipal de ensino da capital e também de abrigos mantidos pela Prefeitura de Vitória. A apresentação ocorreu no auditório Zemar Moreira Lima, localizado na sede da Prefeitura de Vitória.

O evento, promovido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, transformou a história dos "Três porquinhos" em um grande espetáculo, por meio da ação "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", que marcou o encerramento das atividades do projeto "Viagem pela Literatura" em 2022.

Quem deu as boas vindas à criançada foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ou o "tio Lorenzo" como foi carinhosamente nomeado pelos pequenos.

"Sejam bem vindos a esse espaço que é de vocês: a Prefeitura de Vitória. Parabenizo às equipes da Cultura e Educação por darem vida a este local com uma ação tão importante para os nossos estudantes; uma ação que é importante não somente para a construção de uma educação de qualidade, mas também para o alicerce da formação dos cidadãos do futuro", parabenizou o prefeito.

O espetáculo apresentado pelo grupo de teatro Campaneli também contou com presenças dos secretários municipais da Educação, Juliana Rohsner e da Cultura, Luciano Gagno, além de professores, escritores e contadores de histórias.

"Dá muito orgulho olhar para todo esse trabalho que vem sendo feito. Gostaria de agradecer e parabenizar a equipe da Biblioteca, por meio da Elizete Caser (coordenadora do projeto "Viagem pela Literatura" e bibliotecária), por manter acesa essa chama da cultura e da arte por meio da literatura. Estamos muito satisfeitos e continuaremos firmes apoiando projetos como esse", afirmou Luciano.

"É uma alegria ter essa parceria com a Cultura porque sabemos o quanto a arte impacta na vida das crianças. Gera engajamento, pertencimento, exercita o lúdico e a criatividade auxiliando na formação humana dos estudantes", completou Juliana.

A ação "Viver o Livro ao Vivo e em Cores" tem o objetivo de, por meio de textos teatrais produzidos por escritores da literatura infantil, aproximar os participantes de obras literárias diversas de maneira lúdica e interativa.

Para o ano de 2023 as secretarias da Cultura (Semc) e Educação (Seme) discutem um projeto para que a ação ocorrida nesta quinta-feira seja realizada com maior frequência nas instalações da sede da Prefeitura.

Viagem pela Literatura

O "Viagem pela Literatura" é um projeto premiado em âmbito nacional, criado há 28 anos. Ele tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias na Biblioteca Municipal e em espaços diversos do município, abordando diferentes linguagens.

Entre as suas atividades, estão: Contação de Histórias, Encontro com Escritores, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em livros), Círculos de Leitura, Sarau poético, Leitura no Parque e Praça, Oficina de Poesia, Crônica, Contação de Histórias, de Artes e Caixas-estantes, que são minibibliotecas que circulam nas comunidades que possuem pouco acesso aos livros.

Apresentação teatral do clássico Os Três Porquinos

Voltar ao topo da página