Notícias

Zika: Vitória decreta estado de emergência e solicita apoio do Exército

Publicada em 02/12/2015, às 14h57 | Atualizada em 09/12/2015, às 17h43

Por Janete Carvalho, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Aedes aegypti fêmea
Força-tarefa em Vitória visa combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Vitória vai declarar situação de emergência na capital em função da epidemia de zika vírus, dengue e chikungunya, doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O combate vai envolver os soldados do Exército, além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a fim de garantir uma ação intensa e evitar o avanço da Zika e suas sequelas, como a microcefalia. O decreto municipal será encaminhado para publicação nesta quarta-feira (2).

A ação será deflagrada no próximo domingo (6), das 9 às 12 horas, com o Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito Aedes aegypti, nos bairros da Penha, Bonfim e Itararé, locais com maior número de casos. O ponto de encontro do grande mutirão será na praça do Bairro da Penha, na avenida Professor Hermínio Blackman, às 9 horas, com a presença de representantes da Prefeitura e do Exército.

"Com a situação de emergência e a intensa mobilização de guerra contra o mosquito transmissor das doenças virais, queremos evitar o pior, que são as consequências graves, como a geração de crianças com microcefalia", disse o prefeito Luciano Rezende. Ele ressaltou ainda que o objetivo é prosseguir com uma ação bastante intensa durante a semana, envolvendo as liderenças comunitárias, religiosas e outras.

Casos

Até esta quarta-feira (2), já foram notificados 169 casos de Zika e seis gestantes estão sendo monitoradas pela rede municipal de saúde. Os bairros com maior incidência são Bonfim (25 casos), Bairro da Penha (23), Itararé (14), Santo Antônio (14) e Jesus de Nazareth (8).

Já a dengue teve o total de 3.599 notificações até novembro de 2015 e 3.449 no mesmo período de 2014. A chikungunya não teve registro em Vitória até o momento.

Alerta

A situação de epidemia do vírus Zika levou a Prefeitura de Vitória a adotar medidas de alerta e convocação de uma força-tarefa, além de mobilizar moradores para apoio ao combate do Aedes.

"O alerta é importante para que o morador de Vitória entenda que a parte dele é fundamental na luta contra o mosquito. O Zika vírus é novo, mas a forma de combate do Aedes aegypti não muda. É preciso eliminar os criadouros e é fundamental a mudança de comportamento", ressaltou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Todos devem fazer o check list de sua casa e verificar os possíveis criadouros para eliminá-los.

Bloqueio

André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Ciclo do carro fumacê é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para eliminar o mosquito

A Semus vem fazendo o bloqueio de possíveis novos casos dessas doenças com o uso de inseticida jogado pela equipe costal (que trabalha com o material nas costas) e com produtos químicos. Além disso, há a eliminação de criadouros com larvicida pelas equipes de agentes de endemias.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental já fez a capacitação das equipes de saúde de todas as unidades de saúde recentemente. Também solicitou que seja elaborado um plano de intervenção com orientações aos moradores, membros do conselho local e agentes de combate às endemias, além de agentes comunitários, totalizando cerca de 450 pessoas.

Fumacê

Durante todo o mês, o carro fumacê seguirá um itinerário nos bairros, fazendo a circulação de madrugada, no período das 4 às 7 horas, e à noite, das 18 às 21 horas. O ciclo teve início nesta quarta-feira (2). Veja o roteiro

Matéria relacionada

Zika: força-tarefa e fumacê combatem mosquito Aedes aegypti


Voltar ao topo da página