Notícias

Zika: fumacê percorre os bairros contra o mosquito Aedes aegypti

Publicada em 03/12/2015, às 12h48 | Atualizada em 07/12/2015, às 16h25

Por Janete Carvalho, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Sesa


André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Carros fumacê iniciaram novo ciclo para combater o mosquito Aedes aegypti

A relação entre os casos de microcefalia registrados em bebês e o Zika vírus colocou Vitória em estado de emergência, já que o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite dengue e chikungunya. Para combatê-lo, a Prefeitura de Vitória elaborou um plano de ações para evitar o avanço da doença.

Uma das medidas é a aplicação espacial de inseticida (UBV pesado), mais conhecida como fumacê.

Roteiro

A ação, realizada pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA),vai percorrer os bairros de Vitória. Veja os roteiros.

O ciclo teve início nesta última quarta (2), nos bairros Maria Ortiz, São Cristóvão e Santa Martha. O carro circula em dois horários: das 4 às 7 horas e das 18 às 21 horas.

O ciclo também prevê aplicação espacial com equipamento de termonebulizador (fumacê costal) em becos e escadarias dos bairros da Penha, Bonfim, Santos Dumont, Alagoano, Mário Cypreste, Fonte Grande, Piedade, Romão, Gurigica, São Benedito e Jesus de Nazareth, sempre das 17 às 19 horas.

Exército

O combate também vai envolver os soldados do Exército. A força-tarefa será deflagrada no próximo domingo (6), das 9 às 12 horas, com o Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito Aedes aegypti, nos bairros da Penha, Bonfim e Itararé, locais com maior número de casos. O ponto de encontro do grande mutirão será na praça do Bairro da Penha, na avenida Professor Hermínio Blackman, às 9 horas.

Saiba como identificar

Sintomas Dengue Zika Chikungunya
Febre É alta, tem início imediato e está sempre presente É baixa e pode ocorrer Alta e de início imediato
Dores nas articulações Dores moderadas e quase sempre presentes Podem ocorrer dores leves Dores intensas e presentes em quase 90% dos casos
Manchas na pele Podem ocorrer Ocorrem quase sempre e com manifestação nas primeiras 24 horas Ocorrem nas primeiras 48 horas
Coceira É leve e pode ocorrer Pode ocorrer de forma leve a intensaO Ocorre em 50 a 80% dos casos e com intensidade leve
Vermelhidão nos olhos Não ocorre Frequente Pode ocorrer

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (Sesa)

Criadouros

Arquivo PMV/SECOM
Mutirão de Combate a Dengue
Moradores devem manter as caixas d´água fechadas para evitar criadouro do mosquito

Os principais criadouros do Aedes aegypti são vasos de planta e pratinhos que ficam sob os vasos para recolher a água; depósitos de água para consumo humano; pneus, câmaras de ar, entulhos, sucatas deixadas a céu aberto; calhas, ralos e floreiras de cemitérios; e, em menor proporção, depósitos naturais, como bromélias, oco de árvores e buracos em rochas.

Prevenção

O zika vírus, registrado neste ano pela primeira vez no território brasileiro, também causa grande preocupação, tanto pelo número de casos, que tem aumentado rapidamente no País, em especial no Nordeste, quanto por causar microcefalia nos bebês quando mulheres grávidas são infectadas.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Confira o check list de orientação.

"O alerta é importante para que o morador de Vitória entenda que a parte dele é fundamental na luta contra o mosquito. O Zika vírus é novo, mas a forma de combate do Aedes aegypti não muda. É preciso eliminar os criadouros e é fundamental a mudança de comportamento", ressaltou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Matérias relacionadas

Moradores participam do mutirão de combate ao mosquito transmissor do zika vírus

Seis toneladas de lixo recolhidas no mutirão contra dengue no Bairro da Penha 

Grávidas da rede municipal terão apoio psicossocial


Voltar ao topo da página