Notícias

Vitória lança agendamento on-line de consultas nas unidades de saúde

Publicada em 25/05/2017, às 16h22 | Atualizada em 26/05/2017, às 19h02

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maria Ângela Siqueira


Diego Alves
Agendamento Online
Prefeito Luciano Rezende apresentou à imprensa, na sala de reuniões anexa ao gabinete, como irá funcionar o sistema de agendamento de consultas

Focada no conceito de cidades inteligentes, Vitória implantou neste ano o agendamento on-line para a vacinação contra a febre amarela, depois implantou o aplicativo Procon Vitória e agora vai lançar o agendamento on-line de marcação de consultas nas suas unidades de saúde.

O lançamento oficial acontecerá em solenidade neste sábado (27), na Unidade de Saúde de Jardim Camburi. A novidade será implantada gradativamente em todas as unidades de saúde do município. Por enquanto, inicialmente estão recebendo o novo modelo as US de Jardim Camburi e do Bairro do Quadro. Essas duas unidades são as primeiras em razão da alta demanda que elas têm, conforme dados da própria Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a eficiência dessa nova ferramenta, desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI/Semfa). "Estamos fazendo uma revolução na gestão pública, buscando eficiência, rapidez e transparência. Queremos que os serviços da PMV cheguem até a casa das pessoas. Com a gestão inteligente, prestamos o melhor serviço a quem mais precisa".

Vagas

Em Jardim Camburi, o novo sistema vai beneficiar os 38 mil moradores cadastrados na rede de atendimento, que não precisarão mais ir até a unidade para marcar consultas com médicos clínicos, ginecologista e pediatras. A partir do domingo (28), o sistema de agendamento será aberto com oferta de 1.220 vagas para o período de 1º de junho a 1º de julho.

O acesso ao sistema será por meio do portal da Prefeitura de Vitória (clique aqui) e pelo aplicativo do Vitória Online. O serviço também será oferecido para a US do Bairro do Quadro a partir do final de junho.

Atividades

O lançamento acontecerá na US de Jardim Camburi. Na ocasião, será apresentado um vídeo explicativo sobre o sistema, que é simples e de fácil acesso. A partir das 8 horas, haverá aula de zumba, alongamento e orientações educativas das equipes de saúde bucal, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, além de pipoca e pula-pula para divertir as crianças. O evento é aberto ao público.

Cadastro

Para ter acesso ao agendamento, é preciso estar com o cadastro atualizado na unidade de saúde. Quem não utiliza os serviços da US há mais de oito meses terá que atualizar as informações e comprovar que é morador do bairro, apresentando documento de identidade e três comprovantes de residência. Hoje, cerca de 13 mil pessoas estão com o cadastro atualizado e já habilitadas a utilizar o novo sistema.

Acesso

Samira Gasparini
US Jardim Camburi
Moradores que estão com cadastro atualizado poderão fazer agendamento on-line de consultas na US de Jardim Camburi

Com o lançamento do agendamento on-line de consultas, a Prefeitura de Vitória cumpre mais um compromisso de melhorar a qualidade do acesso à assistência em saúde e de humanizar o atendimento, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta nesse processo, que gradativamente será estendido para todas as unidades de saúde do município.

"O agendamento on-line de consultas representa um marco na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que tem como missão eliminar as filas de espera por marcação de consultas, organizando e otimizando o agendamento e possibilitando um atendimento mais justo e mais humano", afirmou a secretária da Saúde, Cátia Lisboa.

Serviços

Atualmente, a Unidade de Saúde de Jardim Camburi tem cadastrados 38 mil moradores. Além das consultas médicas - clínico, ginecologista e pediatra -, que passarão a ter marcação on-line, a unidade disponibiliza outros serviços que continuarão a ser agendados no próprio local: atendimento com psicólogo, assistente social, enfermeiro, dentista, consultas de pré-natal, grupos de hipertensos e diabéticos (hiperdia), atendimento em saúde mental, controle de tabagismo, orientação à atividade física, entre outros.

Além das consultas agendadas, a equipe da US também estará à disposição para atender a casos de intercorrências, ou seja, demandas de moradores que apresentam mal-estar e sintomas que precisam ser avaliados. "As equipes farão a avaliação inicial para definir o melhor encaminhamento de atendimento à necessidade do paciente", esclareceu a diretora da US, Maiara Soares Baratela.

"Há uma expectativa positiva muito grande com o agendamento on-line porque vai ajudar a organizar, otimizar e humanizar o sistema de marcação de consultas da unidade", afirmou a diretora.

Agendamento on-line

Além da marcação de consultas pela internet, a Prefeitura de Vitória oferece os seguinte serviços por meio do agendamento on-line:

- atendimento para averbação (transferência de imóveis)
- emissão de Carteira de Identidade
- solicitação de Carteira de Trabalho
- atendimento a certificado digital (semus)
- inscrição para oficinas de dança e teatro da Fafi (16 turmas)
- atendimento para ITBI
- Procon
- Refis
- atendimento para seguro-desemprego
- atendimento para o Simples Nacional
- vacinação contra Influenza (7 grupos prioritários)


Voltar ao topo da página