Notícias

Vitória 467 anos: promoção da saúde para garantir qualidade de vida

Publicada em 06/09/2018, às 15h26

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Diego Alves
Homem recebe vacina contra gripe no dia da campanha nacional
Vacinação: Vitória superou metas estipuladas pelo Ministério da Saúde nas campanhas de gripe, polio e sarampo

 A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) tem trabalhado cada vez na promoção de ferramentas que melhoram o acesso das pessoas aos serviços básicos de saúde com Agendamento Online e o Confirma Vitória. Além disso, a secretaria tem investido cada vez mais em serviços que mantém a saúde da população, trabalhando sempre na esfera da prevenção.

Dentre os serviços que a Semus garante nesse intuito estão o monitoramento da água e dos alimentos para consumo humano, bem como a vigilância para garantir a qualidade e a distribuição de remédios e vacinas. Dessa forma, a Semus trabalha para garantir a promoção à saúde para toda a população de Vitória, que atualmente é de 358 mil pessoas, segundo dados do IBGE.

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, afirma que as ações de promoção da saúde garantem melhor qualidade de vida às pessoas. “Vitória vem garantindo, por meio de políticas públicas efetivas, possibilidades de escolhas saudáveis por parte dos indivíduos”.

Vacinas

Um dos serviços nos quais Vitória é reconhecida pelo trabalho de excelência é o de imunização. Nas campanhas nacionais como contra a gripe e contra polio e sarampo, Vitória superou as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde como poucas cidades do país, imunizando 97,63% do público-alvo da campanha contra a gripe e mais de 100% do público alvo da campanha de vacinação infantil.

“As escolhas das metas, dos públicos alvos para cada campanha são baseadas em estratégias de saúde pública e da epidemiologia, de maneira que os mais vulneráveis fiquem protegidos e menos suscetíveis ao adoecimento e ao óbito ”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

No último ano  Vitória conseguiu imunizar mais de 8 mil crianças, 10 mil adolescentes e mais de 192 mil adultos contra 19 tipos de doenças preveníveis por vacinas, dentre as quais estão rubéola, sarampo, poliomielite, hepatite A e B, HPV, difteria e tuberculose, febre amarela e outras enfermidades.

Diego Alves
Dia Mundial de Saúde
O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é ofertado nas unidades de saúde e também em 15 módulos distribuídos pela cidade

Vigilância em saúde

A Semus também atua na promoção à saúde da população por meio da Vigilância Sanitária (Visa), responsável por garantir o consumo seguro de itens essenciais para a vida como água, alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, entre outros. Para isso, as equipes realizam inspeções e monitoram diversos tipos de estabelecimentos, desde salões de beleza até supermercados e clínicas.

“A pessoa que utiliza um produto de beleza não espera perder os cabelos ou ficar com problemas de pele. Da mesma forma quem consome alimentos não espera passar mal com comida contaminada. Já imaginou usar medicamentos para uma doença e além dele não surtir efeitos necessários ainda deixar a pessoa pior porque a validade ou a composição dele estava mal informada? O trabalho da Vigilância Sanitária é evitar todas essas situações e muitas outras”, explica a gerente de Vigilância Sanitária, Flávia Riegert.

As equipes de controle de insetos e roedores também atuam na prevenção de doenças para a população. No último ano, os agentes de combate a endemias visitaram quase 340 mil residências e estabelecimentos para identificar criadouros do Aedes aegypti e explicar formas de evitá-lo.

Já a equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realizou quase 200 ações educativas na cidade, abordando e alertando cerca de 40 mil pessoas diretamente a respeito do mosquito responsável pela transmissão de diversas doenças como dengue, zika, chikungunya e agora também a febre amarela, bem como orientando sobre descarte adequado de resíduos evitando a presença de roedores e outros vetores que podem transmitir doenças.

Exercícios físicos  

A Semus também estimula as pessoas a se exercitarem, uma vez que o exercício físico previne e controla uma série de doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias. Por isso, o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é ofertado nas unidades de saúde e também em 15 módulos distribuídos pela cidade, nos turnos matutino (das 6 às 10 horas) e noturno (das 17 às 21 horas).

O serviço conta com profissionais de Educação Física que atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde.

Para participar, basta escolher um tipo de atividade, fazer a avaliação com os profissionais e iniciar às aulas. Atualmente, cerca de 800 pessoas utilizam o SOE na capital todos os dias.


Voltar ao topo da página