Notícias

Vitória 466 anos: conheça no feriadão monumentos do Centro Histórico

Publicada em 06/09/2017, às 07h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Igreja do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário: igreja mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco
Diego Alves
CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO
Convento São Francisco foi construído no final do século XVI pelos padres franciscanos

Que tal conhecer um pouco de Vitória fazendo um passeio pelo Centro Histórico de Vitória, que, no próximo dia 8 de setembro (sexta-feira), completa 466 anos. A dica é conhecer os monumentos que compõem o Visitar, muitos deles com mais de quatro séculos de existência.

A visita interna aos monumentos é gratuita e guiada por monitores, podendo ser feita das 13 às 17 horas, sempre de quarta a domingo, inclusive nos feriados. Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo, o Convento São Francisco e a Catedral Metropolitana de Vitória.

Também vale a pena conhecer externamente, mesmo temporariamente fechados para visitação, a Capela Santa Luzia, que está em restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja do Carmo, fechada para melhoria do teto pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, e o Theatro Carlos Gomes, que passa por obras de manutenção pelo Governo do Estado.

"Em cada local aberto à visitação, os monitores apresentam a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural, estimulando o morador a conhecer sua cidade, divulgando os atrativos e tornando-os mais receptivos", aponta o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Agendamento

O Visitar Centro Histórico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), funciona de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13h às 17 horas. Para agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelo telefone 3235-2813, das 12h às 19 horas. 

Diego Alves
IGREJA DE SÃO GONÇALO
Construída há três séculos, Igreja de São Gonçalo é conhecida como a igreja dos casamentos duradouros
Diego Alves
CATEDRAL DE VITÓRIA
Catedral Metropolitana, além de sua arquitetura eclética, tem como destaque os maravilhosos vitrais de suas paredes

Voltar ao topo da página