Notícias

Visitar Centro Histórico: Igreja de São Gonçalo estará em festa

Publicada em 11/08/2017, às 16h17

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
IGREJA DE SÃO GONÇALO
Igreja de São Gonçalo é conhecida como a igreja dos casamentos duradouros

A Igreja de São Gonçalo, que integra o Visitar Centro Histórico, celebrará as festividades de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção e também os 310 anos da irmandade que ajudou a fundar a capela. A comemoração terá uma extensa programação turística e religiosa, entre os dias 17 e 21 de agosto.

Conhecida como a igreja dos casamentos duradouros, a fachada e altar-mor, com entalhes em madeira pintados a ouro, possuem características da arquitetura barroca, o que fez o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promover o tombamento da edificação tricentenária em 1948.

Para conhecer um pouco mais da história da igreja tricentenária, basta realizar uma visita interna monitorada, que é gratuita e guiada por monitores, no período das 13 às 17 horas, sempre de quarta a domingo. Para agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelo telefone 3235-2813, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Turismo religioso

O Centro Histórico de Vitória possui igrejas que ajudam a contar a origem e a formação da cidade, além de ser ponto de partida de eventos de grande significado religioso, como peregrinações, romarias, festas, concentrações e espetáculos de caráter sagrado. No roteiro, estão a Catedral Metropolitana, as igrejas do Rosário, do Carmo e de São Gonçalo, a capela de Santa Luzia e o Convento São Francisco.

História

O local abrigou a capela construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte. Em 1715, a irmandade solicitou a construção de uma nova igreja, consagrada a São Gonçalo Garcia. Em 2 de novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier, a igreja foi consagrada a esse santo português.

No século XIX, a Irmandade torna-se Confraria. Posteriormente, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção tornou-se uma Arquiconfraria, sendo a única a receber esse título em Vitória. Diante da desapropriação da Igreja de São Tiago e da demolição da Igreja Matriz, a Igreja de São Gonçalo serviu como sede paroquial e exerceu as funções de Catedral.

Serviço
Informações sobre a programação comemorativa e religiosa
Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção
Igreja São Gonçalo - Rua Cosme Rolim, nº 56, Cidade Alta.
Telefone: (27) 3233-2856

Voltar ao topo da página