Notícias

Sesc Glória é destaque no Centro Histórico da capital

Publicada em 09/03/2015, às 17h08 | Atualizada em 09/03/2015, às 17h11

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Danielly Campos


Carlos Antolini
Teatro Glória
O antigo prédio do Teatro Glória foi o primeiro edifício com cinco andares da capital.

Localizado na avenida Jerônimo Monteiro, o Centro Cultural Sesc Glória manteve a sua arquitetura eclética tradicional.

O antigo prédio do Teatro Glória sempre se destacou na paisagem urbana do Centro, inicialmente por ser o primeiro edifício com cinco andares da capital.

Uma das características da arquitetura eclética, o tradicional coroamento no teto da estrutura mostra a grandeza do edifício no início da década de 20 do século passado e que perdura até hoje.

O edifício Glória foi construído no antigo Jardim Municipal, chamado Éden Park, onde os moradores da antiga província podiam encontrar um dos cinemas da cidade.

O espaço se tornou privado e foi adquirido pelo Santos e Cia. por volta de 1926, que construiu uma das edificações de maior prestígio da capital. A obra fez da edificação a maior da cidade durante muito tempo.

Cúpula

O projeto do teatro foi realizado pelo arquiteto Ricardo Wright, possuindo uma estrutura de concreto armado, sendo uma das únicas edificações da cidade com revestimento em pó de pedra.

Yuri Barichivich
Reabertura do Teatro Glória
O Glória apresenta arquitetura eclética, como o uso de sacadas, balaústres e o tradicional coroamento no teto da estrutura com a cúpula na esquina.

Apresenta características da arquitetura eclética, como o uso de sacadas, balaústres e o tradicional coroamento no teto da estrutura com a cúpula na esquina.

Durante toda a sua trajetória no cenário da cultura local, o edifício foi cinema e teatro. As demais dependências foram utilizadas por diversas empresas para fins comerciais, como hotel e escritórios da produção cafeeira, quando estava em auge.

O prédio, originalmente construído à beira-mar, é identificado como de interesse de preservação do município e não teve sua estrutura externa modificada. Ele passou por reforma, iniciada em 2009.

O projeto prevê a reestruturação do espaço interno com instalações modernas e multiculturais, como teatro, livraria, galeria de arte, restaurante, cinema, biblioteca, entre outros.

Matéria relacionada:

Centro Cultural Sesc Glória recebe visita de monitores que atendem turistas


Voltar ao topo da página