Começa período de inscrição dos candidatos à direção das escolas
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Yuri Barichivich
Alunos poderão votar na eleição dos novos diretores das escolas da rede municipal
O período de inscrição de candidaturas do processo de eleição de diretores de 101 unidades de ensino da rede pública de Vitória começou nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 6 de outubro.
Os novos diretores serão eleitos para o triênio 2015-2018 pelo voto direto de alunos, professores, servidores públicos lotados nas escolas, Conselho de Escola e pais ou responsáveis pelos estudantes.
Os interessados em se candidatar deverão procurar a Comissão Eleitoral na unidade de ensino e preencher requerimento assinado com a documentação exigida.
Candidatos
Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.
Formação
Com o objetivo de proporcionar aos candidatos à direção das unidades de ensino discussões e reflexões que permitam situar o cursista nos processos pertinentes à gestão da escola pública, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está oferecendo a formação "Política educacional no âmbito da gestão pública democrática: o papel do gestor escolar". As inscrições para a formação terminam nesta terça (30).
Gestão democrática
A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Vitória em 1992, constituindo-se em importante elemento de gestão democrática e configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola.
"Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", disse a gerente de Gestão Democrática da Seme, Ivana Queiroz Bello.
Quem pode votar
Os estudantes a partir de 8 anos de idade completos até a data da votação;
Todos os servidores efetivos, celetistas, contratados, terceirizados, em regime de permuta e estagiários que atuam na unidade de ensino;
Mãe ou pai ou responsável legal pelo aluno;
O representante titular da comunidade integrante do Conselho de Escola.