Notícias

Comunidade escolar se prepara para eleições de diretores das unidades de Vitória

Publicada em 16/09/2014, às 17h42 | Atualizada em 23/09/2014, às 13h43

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Eleição dos Conselhos de Escola
Alunos podem participar do processo eleitoral para a escolha dos novos diretores das escolas

Estamos em época de eleições, mas não só o presidente, governadores, deputados e senadores serão eleitos este ano. Em Vitória, 101 novos diretores das unidades municipais de ensino também serão eleitos para o triênio 2015-2018 pelo voto direto de alunos, professores, servidores públicos lotados nas escolas, Conselho de Escola e pais ou responsáveis pelos estudantes.

A largada para o processo eleitoral será dada nesta segunda-feira (29), quando será aberto o período de inscrições (registro de candidatura), que termina no dia 6 de outubro.

Candidatos

Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.

Inscrição

Os interessados deverão procurar a Comissão Eleitoral na unidade de ensino e preencher requerimento assinado com a documentação exigida, no período de 29 de setembro a 6 de outubro de 2014.

Elizabeth Nader
Diretora Ana Lucia foi entrevistado pela repórter Mariana Mandelli do projeto Todos pela Educação
Professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória podem se candidatar à gestão escolar

Gestão democrática

A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Vitória no ano de 1992. "A eleição de diretores se constitui em importante elemento de gestão democrática, configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola. Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", disse a gerente de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ivana Queiroz Bello.

"Vitória é um dos primeiros municípios do Brasil a adotar a gestão democrática do ensino. O objetivo é promover, junto às unidades de ensino, maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira, visando garantir a construção de uma escola mais democrática e com qualidade social. Dessa forma, abre-se a possibilidade da ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e comunidade local", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

A secretária lembra que a gestão democrática no ensino está estritamente vinculada à autonomia das unidades escolares, apresentando os seguintes pressupostos: a consulta permanente à comunidade escolar, o compartilhamento e delegação do poder; adoção de responsabilidades em conjunto (co-responsabilidade); a transparência nas ações e a publicidade dos resultados.

Quem pode votar
  • Os estudantes a partir de 8(oito) anos de idade completos até a data da votação;
  • Todos os servidores efetivos, celetistas, contratados, terceirizados, em regime de permuta e estagiários que atuam na unidade de ensino;
  • Mãe ou pai ou responsável legal pelo aluno;
  • O representante titular da comunidade integrante do Conselho de Escola;
Cronograma de eleição dos diretores de escolas
Data Ação
29/set a 6/out Inscrição (registro de candidatura)
10/nov a 1º/dez Campanha eleitoral
3/dez Votação e apuração
17/dez Publicação pela Seme dos candidatos eleitos
5/jan/2015 Publicação da nomeação dos diretores eleitos

Voltar ao topo da página