Notícias

BID está na capital para missão de identificação do Programa Vitória Sustentável

Publicada em 24/08/2017, às 13h02 | Atualizada em 24/08/2017, às 14h32

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
VISITA BID - ABERTURA DOS TRABALHOS TÉCNICOS
Prefeito Luciano Rezende e secretários municipais receberam a comitiva do BID durante solenidade no auditório do Palácio Municipal

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão na capital para a missão de identificação do Programa Vitória Sustentável – 1ª etapa, que prevê a captação de recursos externos para novos investimentos em ações e projetos na cidade nos próximos anos e cujo pleito para a execução é de US$ 100 milhões.

O prefeito Luciano Rezende deu as boas-vindas ao grupo de especialistas e consultores, cuja comitiva veio participar, durante estas quinta (24) e sexta (25), de apresentações e reuniões com secretários das pastas envolvidas e, assim, conhecer todos os detalhes dos projetos técnicos enviados pela administração municipal ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

"Estou muito alegre de estar aqui num momento tão desejado e a um passo de terminarmos a longa caminhada, que começou em 2014, para que a gente possa ter essa carteira de investimentos, que vai transformar a cidade de Vitória, por meio de uma parceria com o BID e com a Caixa Econômica Federal. Vamos ser um parceiro correto, rápido, eficiente e transparente", destacou o prefeito.

Ele completou: "Resolvida essa questão, nós contratamos todos os recursos necessários até 2020, garantindo obras e ações para quem mora e trabalha na capital".

Trabalho e compromissos

Diego Alves
VISITA BID - ABERTURA DOS TRABALHOS TÉCNICOS
Secretário Fabrício Gandini destacou que a PMV irá apresentar toda a capacidade da administração para executar o Programa Vitória Sustentável

Já o secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, apontou que essa é uma missão que demonstra a importância dessa parceria com o BID para a Prefeitura de Vitória. "Estamos nos preparando há alguns anos para fazer esse plano de investimentos, e esses dois dias serão de muito trabalho. Vamos apresentar toda nossa capacidade para executar o plano, de honrar os compromissos, bem como a saúde financeira da cidade, visando ao desenvolvimento da capital".

Empenho

O gerente de Relacionamento Governamental da Caixa, Jeferson Won Rondon de Souza, adiantou que Vitória conta com total empenho da instituição e atenção especial para os financiamentos. "Estamos aqui, juntos, para trabalhar e propor também contrapartidas e outras oportunidades de financiamento que vão ajudar a compor o rol de investimentos para o município", disse.

Identificação

O chefe de Operações do BID no Brasil, Felix Prieto, explicou que o objetivo do banco é identificar os projetos que têm grande impacto no desenvolvimento e cumprimento de metas sociais e ambientais, entre outras, e também na capacidade de estados e municípios em poder enfrentar esses desafios. "Estamos aqui para avaliar vários aspectos, entre eles, a capacidade em executar os projetos e sua condição financeira e humana. Os êxitos de projetos estão, em especial, nas implementações das ações propostas por parte dos seus funcionários", ressaltou.

Programa

O programa Vitória Sustentável – 1ª etapa prevê investimentos no desenvolvimento urbano sustentável e competitividade da economia, por meio da intensificação de ações prioritárias da Segurança, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Cultura, Defesa Civil e Meio Ambiente, e no fortalecimento institucional e gerenciamento do programa, para tornar Vitória uma cidade sustentável, emergente, inteligente e humana.

Para isso, ainda durante a manhã, houve a apresentação do projeto aos representantes do BID, que ainda conheceram como está o equilíbrio fiscal da cidade, os projetos que estão tornando a capital uma cidade inteligente e ações voltadas para a segurança cidadã.

O período da tarde será de reuniões com o grupo de especialistas e consultores do BID para apresentação e também validação de cada um dos projetos técnicos. A comitiva irá conhecer, ainda, locais que fazem parte dos investimentos previstos no Programa Vitória Sustentável – 1ª etapa.

Matéria relacionada

Missão do BID participa de reuniões e visita equipamentos durante a tarde


Voltar ao topo da página