Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana

Prefeitura investe na educação no trânsito

Carlos Antolini

Palhaço entregando panfleto à motorista

A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), segundo estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Em Vitória, a Prefeitura desenvolve políticas de educação e segurança no trânsito para diversas faixas etárias.

Além de conscientizar crianças e jovens, da educação infantil ao ensino superior, as atividades educativas de trânsito são realizadas também com grupos da terceira idade e com pessoas com deficiência.

Cidadania em trânsito

Com ações educativas, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) incentiva que as pessoas repensem a forma de agir no trânsito, compreendendo que esse é um espaço público e que é fundamental adotar posturas que gerem uma boa convivência.

O Programa Cidadania em Trânsito promove a responsabilidade e o compromisso social em relação ao trânsito. Trabalha com a diversidade cultural e social e prevê a formação de multiplicadores em várias esferas.

Cuidado com os idosos

Para que as pessoas com idade acima de 60 anos circulem a pé com segurança, a Setran realiza atividades educativas com grupos da terceira idade. O projeto Educação no Trânsito para a Pessoa Idosa é realizado principalmente em unidades de saúde de Vitória, onde são apresentadas palestras. Os idosos recebem orientações e dicas de prevenção contra quedas e acidentes de rua. Nesses eventos de conscientização são distribuídas kits e cartilha de segurança do idoso no trânsito.

Carlos Antolini

Educação para o trânsito nas escolas

Atenção para as crianças e os adolescentes

No que se refere a crianças e jovens, a Setran realiza ações nas escolas, comunidades e campanhas educativas nas principais vias da cidade. Essa atenção especial é necessária, já que as estatísticas de acidentes de trânsito apontam os jovens como as principais vítimas no trânsito.

A Setran promove campanhas educativas nas escolas de Vitória, ensinando os alunos, por exemplo, sobre o uso correto da faixa de pedestres. O aprendizado mistura diversão e conscientização e ocorre em uma lona educativa, na qual todo o ambiente do trânsito é simulado para ensinar crianças e jovens a lidar com situações do dia a dia no trânsito.

Última atualização em 18/09/2012.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato