Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda

Projeto Adolescente Aprendiz prepara jovens para o mercado

Marcos Salles

Mulher sendo atendida no balcão do Sine

A Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT) trabalha para inserir no mundo do emprego formal jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes capacitação e garantindo inclusão social com empregabilidade.

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Geração de Renda (SEMTTRE), em parceria com a Gerência de Encaminhamento ao Mercado (GEM) do Sine de Vitória.

Um dos projetos desenvolvidos pela CAJT é o Adolescente Aprendiz, que tem por objetivo contribuir com a formação técnico-profissional e possibilitar novas leituras de mundo, tomada decisões e intervenções positivas na sociedade.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa Adolescente Aprendiz está o encaminhamento ao mercado de trabalho de moradores de Vitória, entre 14 a 17 anos, que estejam matriculados e frequentando a escola, de acordo com os preceitos da Lei da Aprendizagem 10.097/2000.

As etapas do atendimento são:

  • Inscrições nos telecentros
  • Visita domiciliar para análise socioeconômica - O objetivo é conhecer de perto a realidade social em que vive o adolescente, levando em conta a necessidades de possíveis intervenções por meio de redes socioassistenciais. Na ocasião, os técnicos da Prefeitura também verificam e atualizam dos dados cadastrais do inscrito.
  • Palestra de orientação ao mercado de trabalho - Um vez por mês, os adolescentes participam de conversas para esclarecer a Lei da Aprendizagem, seus direitos e deveres, noções de comportamento em uma entrevista de emprego, higiene pessoal, trajes adequados, relacionamento interpessoal e empreendedorismo.
  • Seleção a partir do perfil exigido pela empresa
  • Encaminhamento para contratação - Com base em determinado perfil, a empresa solicita à coordenação da CAJT que envie candidatos para participar de processo seletivo. A seleção é de responsabilidade da empresa.

Encaminhamento para estágio e trabalho

Em continuidade ao processo de inserção dos adolescentes cadastrados no Programa de Aprendizagem, ocorre o encaminhamento para estágio ou emprego. As ações são realizadas em parceria com instituições privadas vinculadas ao Ministério do Trabalho que integram o programa de aprendizagem. 

Objetivo

Proporcionar a qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos jovens, do mundo de trabalho e da sociedade no que diz respeito às dimensões ética, cognitiva, social e cultural do aprendiz.
Além de criar oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas.

Jovens: recebem capacitação profissional e proporcionam a experiência para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho.

Empresas: permite que essas formem mão-de-obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

Como se cadastrar no Programa Adolescente Aprendiz

O cadastro é realizado todos os dias, nos telecentros da capital, das 8 às 17 horas. No ato da inscrição, o adolescente deve apresentar Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, comprovantes de residência e declaração escolar. São inscritos apenas os adolescentes que apresentarem toda a documentação exigida.

Veja os endereços e telefones dos Telecentros

Lei da aprendizagem

A Lei 10.097/2000 determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes.

Mais informações

Telefone: (27) 3132-5312

Última atualização em 28/02/2014.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato