Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Segurança Urbana

Câmeras para reforçar a segurança na capital

Marcos Salles

Prefeito João Coser inaugura Central de Videomonitoramento

Vitória conta com 42 câmeras de videomonitoramento nas ruas. As câmeras têm alcance de até dois quilômetros e podem ser transferidas de local. Os equipamentos auxiliam na segurança pública e no controle do trânsito. A instalação foi possível graças ao repasse pelo governo federal de recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

As câmeras são instaladas em pontos estratégicos da cidade e as imagens são operadas por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória, 24 horas por dia, de forma integrada com a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações e de Defesa Social (Ciodes).

O serviço de videomonitoramento começou a ser implantado na cidade, no dia 11 de dezembro de 2007, quando a Prefeitura de Vitória implantou seis câmeras, cinco delas doadas pela companhia Vale.

Em 2010, com recursos do Pronasci, a Prefeitura adquiriu um veículo de videomonitoramento equipado com quatro câmeras, computador e mesa de controle. Das quatro câmeras, três possuem capacidade de giro em 360º. O primeiro do Brasil adquirido por um município.

No ano de 2011, foi inaugurada a Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM). Além de potencializar o trabalho de segurança pública, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, a Central também possibilita a identificação mais rápida às demandas de outras áreas da administração, como as do trânsito, serviços e de gestão estratégica.

Última atualização em 16/07/2012.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato