Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Serviços

Cemitério de Santo Antônio foi criado em 1912

Samira Gasparini

Lápides, e catacumbas do cemitério Santo Antônio

O Cemitério de Santo Antônio é um cemitério municipal destinado ao enterro de todas as pessoas falecidas em Vitória e de todos os moradores do município, mesmo que faleçam fora da cidade. Para a realização do enterro, o cemitério oferece os serviços de velório, sepultamento e celebração.

As sepulturas e jazigos disponíveis no cemitério de Santo Antônio são de vários tipos:

  • Simples: covas rasas, direto no solo;
  • Carneiro e jazigos: obrigatoriamente revestida, constituindo sepultura horizontal, são as mais comuns;
  • Mausoléus: pequenas construções, templos, capelas etc.

O cemitério de Santo Antônio é dividido em seis planos, e cada plano tem um valor diferente, que depende da localização das sepulturas. O cemitério foi construído com cortes no morro, então cada plano desse é como se fosse um andar. Os mais bem localizados são mais caros que os outros.

As cerimônias que podem ser realizadas no interior dos cemitérios são: celebrações religiosas e velório. O pedido deve ser feito à administração do cemitério com 24 horas de antecedência. A entrada de carros particulares no interior do cemitério só é permitida com a autorização da administração.

Os familiares em até terceiro grau têm o direito de autorizar o enterro. O responsável pelo enterro deve procurar administração do cemitério para localizar a sepultura e ver a possibilidade de se fazer o enterro. Depois de autorizado pela administração, o responsável deve fazer o pagamento da taxa. Os documentos necessários para o sepultamento são: declaração de óbito ou boletim de óbito.

A concessão de terrenos é realizada com abertura de processo administrativo. Os documentos necessários são os que comprovam o grau de parentesco e o pagamento das taxas. O prazo para pagamento da taxa de concessão é de até quatro anos.

O que é permitido

As construções funerárias exigem licenciamento. Os interessados em realizar obras nas sepulturas devem pegar requerimento na administração do cemitério e fazer o pagamento de taxa.

É permitida a colocação de símbolos nas sepulturas e jazigos, assim como a inscrição de epitáfios e outros sinais funerários utilizados pelas diferentes religiões. Não há uma legislação que proíba algum tipo de epitáfio. Também é liberada a decoração das sepulturas e a utilização de flores, cruzes, crucifixo, velas, ajardinamento e revestimentos (mármores, granitos, azulejos), ou qualquer outra forma de decoração que não seja desrespeitosa.

Conservação

Os familiares têm a obrigação de realizar a conservação e manutenção das sepulturas. Quando elas se encontram deterioradas, eles são notificados para que realizem os reparos necessários. A execução dos reparos é feita somente depois da publicação de um edital.

Quando alguma parede está quebrada, com matos, ou árvores que danifiquem as sepulturas, elas são consideradas abandonadas. As obras em um jazigo podem ser realizadas de acordo com a vontade dos familiares ou naquelas que se encontram em estado de ruína, através de edital e exumação dos ossos.

Salvo em cumprimento de mandado da autoridade judiciária, a abertura de qualquer sepultura só é permitida decorridos quatro anos após o enterro.

As ossadas que se encontram em sepulturas perpétuas são colocadas em caixas apropriadas e armazenadas no cemitério. As ossadas que se encontram em sepulturas temporárias são encaminhadas para o ossário comunitário, no cemitério de Maruípe.

História

O bairro Santo Antônio foi escolhido no final do século XIX para localização de vários cemitérios. O Cemitério de Santo Antônio foi construído no século XIX com a proibição de enterros em igrejas, mas ganhou mais importância no século XX.

Em 1911 foi inaugurado o serviço de bondes elétricos, com duas linhas, uma de Santo Antônio ao Suá, outra que unia a Cidade Alta à Cidade Baixa. No dia 1º de maio de 1912, foi aberto o cemitério de Santo Antônio, e estabeleceu-se o enterro feito com bonde, com um carro levando o caixão e outro, os acompanhantes.

Onde fica

Endereço: Avenida Santo Antônio, 1.650, Santo Antônio
Telefone: (27) 3381-6990

Horário de funcionamento: todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, das 8 às 18 horas

Última atualização em 10/01/2014.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato