Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Meio Ambiente

Feira do Verde debate meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade

Marcos Salles

Crianças caminhando em réplica miniaturizada da Ponte da Passagem

Carlos Antolini

Fachada da Feira do Verde

A preservação do meio ambiente passou a ser vista como uma atitude imprescindível para assegurar que as futuras gerações tenham condições adequadas de sobrevivência. A fim de conscientizar a população capixaba sobre essa necessidade, é realizada, anualmente, em Vitória, a Feira do Verde.

Criada pela Lei Municipal 3.664/90, a Feira do Verde é o evento de educação ambiental de maior representatividade coletiva de Vitória e do Espírito Santo. Sua primeira edição ocorreu em 1990, e, desde 2008, o evento é montado na Praça do Papa. A feira reúne cerca de cem expositores, que representam instituições públicas, sociedade civil organizada e empresas privadas.

Visite o hotsite da Feira do Verde 2013

São discutidas questões ambientais e urbanísticas que interferem na qualidade de vida dos cidadãos, tais como proteção dos ecossistemas, saneamento, água, gestão ambiental. Os agentes participantes são levados a refletir sobre seus papéis na sustentabilidade dos ecossistemas e das populações humanas.

Um público estimado em 200 mil pessoas prestigiam as atividades do evento. Os visitantes são, em sua maioria, professores, estudantes, técnicos, bem como famílias que buscam informação e conhecimento sobre a temática central da feira ou acerca das ações promovidas pelas entidades participantes na área da educação ambiental.

Edições temáticas

A organização da Feira do Verde é feita por uma comissão, que é constituída por membros de várias secretarias da Prefeitura de Vitória. Os integrantes avaliam pontos da edição anterior, como expositores, pesquisas realizadas com o público, e discutem o conteúdo da próxima edição.

Cada Feira do Verde se dedica a um tema específico. A comissão organizadora privilegia o assunto que possa ser trabalhado com os visitantes por meio de mensagens e informação, que possa ser apresentado, se não por todos, pela maioria dos expositores e que ofereça a possibilidade de ser desenvolvido em eventos técnicos. Escolhido o tema, inicia-se um longo período de organização.

A comissão mantém um intercâmbio técnico-científico com instituições e empresas de todo o Brasil. Assim, abre espaço para projetos de educação ambiental administrados por prefeituras, Organizações Não Governamentais (ONGs) e órgãos governamentais. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e conta com o apoio da iniciativa privada e de outras instituições públicas.

Última atualização em 14/03/2014.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato