Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Cultura

Circuito Cultural leva oficinas artísticas aos bairros

Carlos Antolini

Circuito cultural em São Pedro

Carlos Antolini

Circuito cultural em São Pedro

O Circuito Cultural de Vitória oferece aos moradores a oportunidade de conhecerem os fundamentos de  manifestações artísticas. Faz isso sobretudo por meio de oficinas realizadas em bairros das oito regiões administrativas da capital: Centro, Santo Antônio, Bento Ferreira, Maruípe, Praia do Canto, Continental, São Pedro e Jardim Camburi.

Criado em 2006, o Circuito é hoje uma atividade permanente da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). As formações são oferecidas gratuitamente a moradores acima de 5 anos em áreas como música, teatro, dança, artes plásticas, vídeo, fotografia, desenho, literatura e capoeira.

A programação inclui ainda a oficina de gestão e produção cultural, que ensina técnicas para a montagem de projetos culturais, meios de captar recursos e requisitos de uma prestação de contas, possibilitando a formação de agentes culturais na própria comunidade.

Para participar, não é necessário conhecimento anterior para se inscrever e os materiais necessários são dados a todos os participantes. Além disso, a maioria das oficinas conta com aulas à noite ou nos finais de semana.

Outras atividades do Circuito Cultural

Os frequentadores das oficinas também realizam visitas técnicas a espaços culturais e a turmas do Circuito de outros bairros. Na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em museus e teatros, eles assistem a espetáculos profissionais, o que fortalece o intercâmbio do artista amador com o profissional. A ação, associada às visitas aos outros alunos do Circuito, facilita a troca de experiências entre as comunidades.

Outra iniciativa do Circuito Cultural é o Instrumentart, que consiste no ensino de congo em alguns Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) por mestres de bandas de congo de Vitória. Assim, as crianças conhecem as características de um elemento marcante da cultura do Espírito Santo e da capital.

Inscrição nas oficinas

O período e local das inscrições, os documentos necessários, o número de vagas disponível, as opções de oficinas e outros detalhes são informados à população por meio do portal da Prefeitura de Vitória, dos veículos de comunicação, de cartazes e folhetos.

Mais informações

Secretaria Municipal de Cultura

Endereço: Rua 13 de Maio, 47, 5º andar, Centro
Telefone: (27) 3132-2211

Visite o blog do Circuito Cultural

Última atualização em 15/05/2013.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato