Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Cultura

Biblioteca Adelpho Poli Monjardim preserva a história capixaba

Elizabeth Nader

Pessoas lendo livros numa Biblioteca

Inaugurada em 1941, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim tem um acervo de mais de 17 mil obras, nas áreas de literatura nacional e infantil, Direito, Sociologia, Geografia, Matemática, História, Artes, dentre outras.

Estão disponíveis para consulta livros, jornais e revistas que retratam a história da capital e do Espírito Santo, além de enciclopédias, dicionários, periódicos e literatura em geral.

O espaço funciona desde 1992 na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi e tem sinal de internet livre do Vitória Digital. A lista com o acervo também pode ser consultada pela internet.

Para obter uma publicação emprestada, moradores de Vitória e demais municípios precisam se cadastrar na biblioteca, apresentando os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Projetos

A Biblioteca Adelpho Poli Monjardim é responsável pelo projeto Mercado Literário, que acontece no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, com o objetivo de divulgar a literatura local e promover debates com escritores. O evento é uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Geração de Renda.

É responsável também pelo projeto Viagem pela Literatura, que desenvolve, dentre outras atividades, peças de teatro e contação de histórias, em escolas da rede municipal e outros espaços. Outra ação da Biblioteca Municipal é o Tempo de Ler, programa em parceria com o Centro de Convivência da Terceira Idade. Os encontros são semanais.

Em 2010, a iniciativa recebeu o certificado de participação no Prêmio Cidade Cidadã, na Categoria Cidade Amiga do Idoso, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O objetivo é trabalhar a leitura de forma lúdica e prazerosa nos grupos já organizados e também a Biblioterapia, que oferece textos para despertar sentimentos a serem compartilhados na relação de troca de experiência e valores.

História

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu, por meio do Decreto nº 943, a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. O prefeito justifica a criação “considerando que a existência de bibliotecas públicas, corresponde não somente a uma necessidade de ordem social, mas implicitamente consubstancia o pensamento e as diretrizes do Estado Moderno; considerando a oportunidade do apelo dirigido a Prefeitura pelo Instituto Nacional do Livro por intermédio da Academia Espírito-Santense de Letras”.

Em 2 de dezembro de 1941 abre ao público na avenida Capixaba, 204, com um acervo de aproximadamente 2.000 exemplares, mobiliário moderno, sendo Paulo da Rocha Freire o biblio-pinacotecário e Alfredo Costalonga, o biblio-pinacotecário auxiliar.

O nome é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo nascido em Vitória, em 16 de setembro de 1903. Filho do Barão de Monjardim e Berenice Poli Monjardim, Adelpho Poli Monjardim foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou livros como O Tesouro da Ilha da Trindade (1942), Novelas Sombrias (1944), O Grande Almirante (1976), Os Imigrantes (1980) e O Saldanha do Meu Tempo (1985). Faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade.

Doações

No momento não estamos recebendo doações por causa da falta de espaço físico.

Onde fica

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro, Vitória

Mais informações: (27) 3381-6925 (atendimento) e (27) 3381-6926 (coordenação)

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30

Última atualização em 19/06/2013.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato