Secretaria de Cultura
- O que faz
 - A Arte é Nossa
 - Artesanato Capixaba
 - Artesanato em Madeira
 - Artesanato em Metal
 - Artes na Praça
 - Biblioteca Pública
 - Blocos Carnavalescos
 - Cadastramento de artistas
 - Carnaval do Sambão
 - Casas de Estuque
 - Catraeiros
 - Centro histórico
 - Circuito Cultural
 - Comidas típicas
 - Conselho Municipal de Cultura
 - Estúdio Musical
 - Eventos tradicionais
 - FAFI - Cursos oferecidos
 - FAFI - Prédio
 - Forte São João
 - História de Vitória
 - História do carnaval
 - História do carnaval Capixaba
 - Hortomercado
 - Lei Rubem Braga
 - Monumentos culturais
 - Museus
 - Oficinas do Mucane
 - Ônibus turístico
 - Orla de Camburi
 - Patrimônio histórico e cultural
 - Plano de Cultura
 - Política cultural da cidade
 - Publicações da Prefeitura
 - Redes de Pesca
 - Rua da Lama
 - Símbolos Municipais
 - Triângulo das Bermudas e Rua Viva
 
Secretaria de Cultura
Sobre
                        A Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (SEMC) é responsável pela condução da Política Cultural da cidade. Tem como objetivo garantir o direito à Arte e à Cultura no processo de formação humana. Promove ações de produção, circulação, difusão e fruição artística e cultural. Entre suas principais atividades:
                        Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim: além do serviço de empréstimo de livro, oferece um conjunto de atividades, como: Projeto Viagem pela Literatura, Viver o Livro ao Vivo e em Cores, Contação de Histórias, Encontro com o Escritor, Cursos e Oficinas relacionadas ao Livro, à Leitura e à Literatura, Círculo de Leitura, Caixa-Estante (biblioteca móvel), Sarau Poético, Banca Troca de Livros e Clube de Leitura.
                        Conselho Municipal de Cultura de Vitória: instância colegiada integrante da estrutura da SEMC, de caráter deliberativo, consultivo e normativo, formula, acompanha, analisa, fiscaliza e colabora com a execução da política de desenvolvimento cultural de Vitória.
                      
Educação Museal:
Elabora produtos lúdico-pedagógicos, oferece mediação nas exposições por meio de visitas guiadas, potencializa o encontro dos sujeitos em interação com a obra artística e o bem cultural, valoriza a experiência da visita e realiza encontros temáticos.
Espaços Culturais Edificados com programação artística e cultural:
Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, Casa Porto das Artes Plásticas, Circuito Cultural, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" e Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" (Museu do Pescador).
Formação Artística e Cultural:
Estrutura e realiza processos formativos em diversas modalidades (oficinas e cursos livres, básicos e técnicos), diferentes linguagens artísticas, manifestações culturais e áreas técnicas e promove a formação de públicos e plateias.
Fundo Municipal de Cultura de Vitória (FunCultura):
Criado por meio da Lei nº 5.155/2000, promove o desenvolvimento cultural fomentando a produção artística e cultural do município por meio de financiamento à projetos e propostas contempladas a partir de Editais de Chamamento Público, política indutora, e executa políticas culturais em parceria com outros entes federativos.
Patrimônio Histórico-Cultural:
Preserva e valoriza o patrimônio cultural material e imaterial de Vitória, promovendo a manutenção dos espaços culturais edificados, a limpeza e o restauro dos monumentos da cidade e a educação patrimonial.
Projeto Cultural Rubem Braga (Lei Rubem Braga):
Instituído por meio da Lei nº 3.730/1991, acolhe, anualmente, projetos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Afrobrasileira, Cultura Indígena, Cultura Popular, Dança, Design, Inovação e Tecnologia, Livro, Leitura e Literatura, Moda, Música, Ópera, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro; e financia, com recursos próprios, a partir de critérios estabelecidos na Instrução Normativa (IN), aqueles que são aprovados pela comissão de pareceristas externos e convocados dentro do limite orçamentário.
Produção, Promoção, Difusão e Intercâmbio Cultural:
Executa o calendário oficial de eventos culturais da cidade e contribui para o desenvolvimento da economia criativa valorizando a diversidade artística e gerando oportunidades de trabalho e renda para empreendedores culturais.