Notícias

Acordo de cooperação mútua é assinado e Vitória e Zhuhai se tornam cidades irmãs

Publicada em 24/06/2010, às 15h13

Por Jaqueline Vianna, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Assinatura de convênio de cooperação Vitória e China
O convênio visa o intercâmbio nos setores de economia, ciência e tecnologia, cultura, educação, saúde, meio ambiente e turismo

Vitória e Zhuhai (China) se tornaram oficialmente cidades irmãs. O acordo que estabelece cooperação mútua foi assinado, na manhã desta quinta-feira (24), pelo prefeito João Coser e o vice-prefeito de Zhuhai, Huo Rongyin, no Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória.

O termo, firmado na presença de autoridades e empresários, é amplo e visa o intercâmbio nos setores de economia, ciência e tecnologia, cultura, educação, saúde, meio ambiente e turismo, entre outros. Tem validade até 2012, podendo ser renovado ao final deste prazo conforme o interesse de ambas as partes.

"A cidade de Zhuhai foi escolhida por nós para o irmanamento, portanto fazemos esse acordo com muito orgulho. A China é uma nação que deve ser observada como exemplo pelo seu desenvolvimento, e Zhuhai reflete isso em diversas áreas, como ciência e tecnologia, cultura, meio ambiente e em sua atividade portuária", disse o prefeito João Coser. Ele esteve em Zhuhai em 2008, quando fez o primeiro contato visando estabelecer a parceria.

"As atividades de Zhuhai e Vitória são comuns e complementares. Temos experiências de valor a serem aprendidas mutuamente. Acredito firmemente que poderemos promover cooperação em diversos setores, ajudando no desenvolvimento de nossas cidades e na amizade entre Brasil e China", completou o vice-prefeito de Zhuhai.

Sobre Zhuhai

Foto Divulgação
Complexo portuário de Zhuhai na China
A cidade chinesa de Zhuhai tem dois portos internacionais: Jiuzhou e Gaolan

A cidade chinesa é localizada próxima ao mar e tem experiência positiva em atividades portuárias. É uma das cinco zonas econômicas especiais da China.

Tem mais de 1,4 milhão de habitantes, está localizada no delta do Rio da Pérola e possui portos naturais de águas profundas. Faz fronteira com Jiangmen, Zhongshan e Macau.

Um dos setores promissores em Zhuhai é o da logística. Em 2008, as exportações da cidade chinesa chegaram a 21,13 bilhões de dólares e importações de 25,7 bilhões de dólares.

A cidade tem dois portos internacionais: Jiuzhou e Gaolan. O primeiro concentra transportes pesados e de passageiros e, o segundo, é um dos principais portos comerciais da Província de Guangdong.

Está em construção um novo terminal com capacidade de para 50.000 toneladas.


Voltar ao topo da página