Notícias

Escola da Vida: projeto abre portas no mercado para pessoas em situação de rua

Publicada em 28/05/2019, às 14h06

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
colab boomerang EDV
Pessoas em situação de rua aprendem a fazer variados produtos no projeto Colab Boomerangue
Guiomedce Paixao
colab boomerang EDV
Assistidos usam materiais recicláveis para produzir as mercadoriasm, que depois podem ser vendidas

Com a proposta de fazer com que pessoas em situação de rua tenham uma nova perspectiva para serem inseridas no mercado de trabalho, a Escola da Vida, em São Pedro, está realizando o projeto "Colab Boomerangue".

Nas aulas, os assistidos têm a oportunidade de fazer porta-retratos, agendas, cadernetas e diferentes molduras. Todos os produtos são feitos manualmente a partir de materiais recicláveis, como retalhos de tecidos, papelão, cordas, caixas de leite e linhas.

Além das aulas práticas, os assistidos ainda aprendem as técnicas de empreendedorismo, produção, confecção, acabamento e comercialização das mercadorias.

Solução

"Não existe coisa melhor do que você mudar. Nas ruas, somos discriminados. Ninguém nos olha como seres humanos. Através dos profissionais da Escola da Vida, já consegui voltar a trabalhar, primeiro como auxiliar de serviços gerais e, agora, com jardinagem. A equipe nos orienta e ajuda com isso. Achei a solução que precisava para voltar ao mercado de trabalho. Sempre falo com meus amigos que estão aqui: 'eu quero, eu consigo'", comentou Geraldo Pereira do Carmo, de 52 anos.

Habilidade

"Aqui ninguém é melhor do que ninguém. Cada um tem a sua própria habilidade: um corta o papelão, o outro já cola o tecido no produto. Todos aqui se ajudam. Isso faz nós ocuparmos a mente", disse a aluna Ana Cláudia Evangelista, de 40 anos.

Oportunidade

"O que mais gosto aqui na Escola da Vida é a oportunidade de um conhecer o outro melhor. Acabamos convivendo e temos uma boa comunicação. Acredito que, com o trabalho artesanal, posso sim sair das ruas", disse Sergio Marconi, de 49 anos.

Economia criativa

"A importância desse projeto na vida dessas pessoas vai além da loja colaborativa do Colab Boomerangue. Através de materiais recicláveis, eles podem produzir seus próprios produtos, e isso gera uma economia criativa, solidária e circular. A partir disso, eles ressignificam a própria história de vida e geram novas oportunidades no mercado de trabalho, garantindo assim sua independência financeira e sua autonomia", ponderou a coordenadora da Escola da Vida, Marli de Faro.

Guiomedce Paixao
colab boomerang EDV
Projeto é uma oportunidade que a Escola da Vida oferece para que assistidos consigam um espaço no mercado de trabalho
Guiomedce Paixao
colab boomerang EDV
"Através de materiais recicláveis, eles podem produzir seus próprios produtos, e isso gera uma economia criativa", disse Marli de Faro

Voltar ao topo da página