Notícias

Colóquio Brasil-China abordará direitos humanos e liberdade na comunicação

Publicada em 11/05/2010, às 18h56 | Atualizada em 11/05/2010, às 19h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
1º Colóquio Brasil-China de Comunicação
O objetivo do colóquio é apresentar pesquisas e experiências realizadas por profissionais brasileiros e chineses na área da comunicação

Os sistemas de comunicação da China, direitos humanos e a liberdade de comunicação na perspectiva chinesa. Estes são alguns dos principais pontos a serem abordados no segundo dia do 1º Colóquio Brasil-China de Comunicação, que está sendo realizado no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O encontro reúne professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e empresários da área de Comunicação, além de 20 jornalistas chineses que estão na cidade especialmente para participar do evento.

O colóquio é promovido pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e o China Media Culture Centre (CMCC), com organização do Observatório da Mídia Regional e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China do Espírito Santo, além de apoio da Prefeitura Municipal de Vitória.

O objetivo é apresentar pesquisas e experiências realizadas por profissionais brasileiros e chineses, abordando temas relevantes da comunicação de ambos os países.

Temas

Elizabeth Nader
Tour dos jornalistas chineses por Vitória
Os jornalistas chineses participaram de um tour pela cidade de Vitória, no qual puderam conhecer os principais pontos turísticos da capital

O 1º Colóquio Brasil-China de Comunicação começou nesta terça-feira (11). Pela manhã, os jornalistas chineses participaram de um tour pela cidade de Vitória, no qual puderam conhecer os principais pontos turísticos da capital, além de receber informações sobre os aspectos socioeconômicos da cidade e os principais projetos desenvolvidos pelo Poder Público Municipal.

À tarde, na primeira mesa, foram abordados temas como as relações entre a mídia brasileira e chinesa, e as imagens da China na imprensa brasileira. O editor-chefe do Diário do Povo, Mi Bohuam, também relatou a história do maior jornal oficial da China, que, atualmente, possui uma tiragem diária de 2,4 milhões de exemplares.

Já a segunda mesa promoveu um debate sobre a formação do jornalista, o estudo do jornalismo nas universidades chinesas e o processo de produção na cobertura de temas locais dos dois países.


Voltar ao topo da página