Notícias
Profissionais da PMV participam de formação para círculos de construção de paz
Publicada em 22/03/2019, às 18h18
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), profissionais do município participam nesta semana de uma formação voltada para a cultura de paz.
Trata-se do Curso de Formação em Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, que realiza sua 4ª turma na capital capixaba até esta sexta-feira (22). Os trabalhos são realizados na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus).
Esta é a primeira edição em que participam servidores de todas as pastas ligadas à área social, por meio de um convite feito pela própria Seme.
"Nosso intuito é promover uma mobilização conjunta para políticas públicas na cidade que estejam cada vez mais voltadas para a cultura de paz", afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Janine Mattar Pereira de Castro.
Participantes
Além de profissionais da Seme, integram o grupo servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Assistência Social (Semas) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
Representante da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Miriam Dusi também compõe a turma de cursistas a convite da Seme.
"Essa formação é fundamental nos momentos de hoje para fortalecer o senso de cidadania e humanidade, e percebemos o quão relevante é essa temática para estimular, inclusive, nos educandos e profissionais esse mesmo sentimento, envolvendo naturalmente outras áreas do conhecimento", afirma Miriam, que, durante os dias de formação, também conheceu como é a atuação da Seme na perspectiva da Educação para o estabelecimento de uma cultura de paz.
Ela concluiu: "A sincronia de ações em busca de um bem comum é de extrema importância nesse momento. Atividades como essa que resgatam os espaços de diálogo, valorização da vida, dos relacionamentos e do ambiente em que estamos inseridos nos permitem fortalecer uma rede de trabalho em prol do resgate da valorização do humano e suas relações. Parabenizamos a Secretaria de Educação de Vitória por essa iniciativa".

Promoção da paz
A partir das atividades, que duraram três dias e se encerraram hoje (22), os cursistas tornam-se habilitados para atuar como facilitadores em situações onde há círculos de diálogos como estratégia para estabelecer a promoção da paz como ponto fundamental para melhoria da qualidade dos relacionamentos interpessoais.
Ação estratégica
A realização do curso em parceria com o Judiciário capixaba faz parte de um programa estratégico desenvolvido pela Seme, chamado de "Diálogos do Ser para Conviver", que é coordenado pela Subsecretaria de Gestão Pedagógica e integra o Plano Plurianual da pasta.
"Entre as ações estruturantes do programa, está o uso de Práticas Restaurativas na Escola, que estão referenciadas nos estudos da Justiça Restaurativa, na Comunicação Não Violenta e nos Círculos de Construção de Paz", explica a subsecretária Janine.
Mediação comunitária
Coordenado pela juíza titular da 1ª Vara de Infância e Juventude de Vila Velha e coordenadora das Varas de Infância e Juventude do TJES, Patrícia Pereira Neves, o curso de Formação em Facilitadores de Círculos de Construção de Paz faz parte do programa "Reconstruir o Viver", que tem como objetivo implantar a Justiça Restaurativa e a Comunicação Não Violenta no âmbito dos processos judiciais e da Mediação Escolar, promovendo a Mediação Comunitária e os Círculos de Construção de Paz e Conversação como ferramentas de solução pacífica de conflitos.
"Nossas expectativas para com os resultados desse curso são as melhores, pois são profissionais extremamente envolvidos e com muita vontade de levar essa cultura de paz para a cidade", disse a magistrada.
"Nosso intuito é promover uma mobilização conjunta para políticas públicas na cidade que estejam cada vez mais voltadas para a cultura de paz", afirmou Janine Mattar.