Notícias

PMV firma parceria com UVV para projeto Escola Promotora de Direitos Humanos

Publicada em 13/12/2018, às 17h21

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
Parceria com UVV
Secretária Nara Borgo esteve reunida na reitoria da UVV para firmar acordo para reforço do projeto Escola Promotora de Direitos Humanos
Divulgação Semcid
Parceria com UVV
Acordo vai permitir que alunos da instituição discutam pautas de Direitos Humanos com alunos da rede municipal

No ano em que são comemorados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) encerra 2018 com uma importante parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV).

Alunos de mestrado e graduação em Direito também passam a atuar no projeto Escola Promotora de Direitos Humanos. O acordo foi assinado na tarde desta quinta-feira (13), no gabinete da reitoria da instituição.

Nessas atividades, os universitários e mestrandos terão a oportunidade de discutir diversas pautas, como diversidade sexual, igualdade racial, questões de gênero e juventude, com alunos da rede municipal.

Com essa iniciativa, agora são dois projetos em que os alunos da UVV vão poder trocar experiências e vivências com estudantes de Vitória. O primeiro foi o Cidadania Fundamental.

Troca

Para a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, essa é mais uma maneira de levar para a academia uma pauta tão importante para o município de Vitória.

"É uma troca muito rica. Eu fico muito feliz quando vejo os resultados, os alunos da UVV dizendo o quanto aprenderam e cresceram com esse projeto. E nossos estudantes também ficam bem felizes com essa iniciativa", destacou.

Convivência

Para o reitor da UVV, Heráclito Amâncio Pereira Junior, o intercâmbio com os alunos da rede de ensino de Vitória promove uma experiência para os universitários fora da estrutura acadêmica. "A gente fica muito feliz com essa parceria. Essa relação com a comunidade é muito importante para a formação deles".

Quem reforça esse pensamento é o professor Humberto Ribeiro Júnior. "Esse aprendizado e esse contato com uma nova realidade têm trazido bons resultados, principalmente, que nossos alunos vão lá com uma perspectiva não de ensinar, mas também de aprender. É uma via de mão dupla bastante rica", frisou.

Saiba mais

Cidadania fundamental

Proporcionar conhecimentos das temáticas de Direitos Humanos e estimular o exercício da cidadania, facilitando o acesso à documentação civil básica dos estudantes matriculados na 8ª série (9º ano) da rede pública municipal de ensino de Vitória. Esses são os objetivos do projeto Cidadania Fundamental.

Seguindo o cronograma de cada região, as escolas de Vitória levam seus alunos até a Casa do Cidadão, onde eles participam de oficinas de educação em Direitos Humanos, educação ambiental, educação para o trânsito e para o consumo consciente e sustentável, violência doméstica e contra a mulher, sexualidade e diversidade sexual.

Com relação à documentação civil básica, são emitidos documentos de identidade e CPF, independente da idade do estudante, e Carteira de Trabalho para maiores de 14 anos.

Escola Promotora de Direitos Humanos

O projeto Escola Promotora de Direitos Humanos visa refletir com a comunidade escolar (pais e responsáveis, profissionais e estudantes) sobre temáticas de educação em Direitos Humanos, visando incentivar e fortalecer práticas cidadãs no ambiente escolar.

As ações são realizadas por meio de oficinas pedagógicas para estudantes e profissionais da escola e diálogo sobre educação e diversidade para os atores da comunidade escolar. As oficinas são realizadas nas escolas da rede municipal.

Desde 2012, 10 unidades foram contempladas pelo projeto, com 2.160 estudantes e 422 profissionais concluindo a formação.


Voltar ao topo da página