Notícias

Independentes de Boa Vista é tetracampeã do Carnaval de Vitória 2017

Publicada em 22/02/2017, às 17h56 | Atualizada em 22/02/2017, às 18h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Apuração do Desfile das Escolas de Samba
Presidente e compositor da Boa Vista, Emerson Xumbrega, ergue a taça da campeã dos desfiles do Carnaval de Vitória
André Sobral
Apuração do Desfile das Escolas de Samba
Torcida da Boa Vista compareceu às arquibancadas do Álvares em bom número e comemorou bastante o título

A Independentes de Boa Vista é tetracampeã do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2017. A agremiação de Itaquari, em Cariacica, contou no Sambão do Povo a saga do povo cigano e foi campeã com 179,7 pontos, seguida da Mocidade Unida da Glória (MUG), em segundo lugar, com 179 pontos, e Piedade, terceira colocada, com 178,7 pontos.

Na apuração desta quarta-feira (22), na Arena Vitória Álvares Cabral, a escola vermelho, azul e branco saiu na frente das outras agremiações desde o início, tirando sempre notas 10 nos nove quesitos, além de não sofrer nenhuma penalidade por parte da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses). 

"Depois de um jejum de dois anos (MUG foi campeã em 2015 e 2016), conseguimos acertar os erros cometidos nos carnavais passados e hoje a campeã voltou", disse o presidente e intérprete da escola, Emerson Xumbrega.

A Pega no Samba ficou na última colocação, com 171,1 pontos, e vai desfilar no Grupo A (sexta-feira) no Carnaval 2018. 

Classificação final do Grupo Especial

1º Independente de Boa Vista - 179.7
2º Mocidade Unida da Glória (MUG) - 179.0
3º Unidos da Piedade - 178.7
4º Novo Império - 175.6
5º Unidos de Jucutuquara - 175.3
6º Pega no Samba - 171.1

Enredo

A Boa Vista empolgou o público desde o primeiro minuto do desfile, com o enredo "Sob a luz do luar, guiada pelas estrelas, Boa Vista em alma cigana. Optcha!", na madrugada de domingo (19). A escola, que buscava o quarto título, levou para a avenida o mundo místico, musical e exótico do “Povo das Estrelas”, o povo cigano que carrega na bagagem sua extensa cultura.

Durante 70 minutos, os foliões desfilaram muita alegria e garra em busca do tetracampeonato. O carnavalesco Peterson Alves contou a história do povo cigano, cuja saga começou provavelmente na Índia, passando pela Pérsia, toda a Europa, até chegar ao Brasil poucas décadas após o descobrimento.

Penalidades

Apenas quatro escolas do Grupo Especial sofreram penalidades e começaram a leitura das notas dos jurados com saldo negativo. A Novo Império perdeu 0,2 pontos; a Unidos de Jucutuquara, -0,3; a Pega no Samba, -4,4; e a Unidos de Piedade, -0,1.

André Sobral
Carnaval 2017 - Escola de Samba Boa vista
Independentes de Boa Vista foi a última escola a desfilar no Sambão e levou muita beleza para a avenida
Carlos Antolini
Carnaval 2017 - Escola de Samba Boa vista
Águia abriu o grandioso desfile da Boa Vista na passarela do Samba

Grupo A

No Grupo A, a briga para subir para o Grupo Especial ficou entre a Andaraí e a Imperatriz do Forte. No entanto, a escola de Santa Martha levou a melhor, com 176,20 pontos, e vai abrir os desfiles do grupo de elite no próximo Carnaval. O acesso foi garantido com o enredo "Com uma paleta de cores vibrantes, Andaraí pinta o seu carnaval".

"Ano passado, brigamos com a Novo Império e perdemos o campeonato por poucos pontos. Avaliamos nosso trabalho e, agora, estamos no Grupo Especial. Parabéns à comunidade de Santa Martha", vibrou o presidente da Escola, Márcio Ricardo.

Classificação final do Grupo A

1º Andaraí 176.2
2º Imperatriz do Forte 175.8
3º Tradição Serrana 175.2
4º Chegou o que Faltava 174.4
5º Barreiros 173.6
6º Independentes de São Torquato 173.0
7º Chega Mais 173.0
8º Rosas de Ouro 141.7

Pontos perdidos

Todas as agremiações que desfilaram no grupo de acesso foram penalizadas. A São Torquato perdeu 0,3 pontos; a Chegou o que Faltava, -0.2; a Rosas de Outro, -8,1 pontos, quase a nota mínima que poderia receber, ou seja, 9 pontos; a Chega Mais, -0,2; a Andaraí, -0,5; a Tradição Serrana, -0.2; a Imperatriz do Forte, -0,6; e a Barreiros, -0,4.

Boa avaliação

"É uma alegria imensa termos feito um lindo Carnaval para os moradores e turistas. Os presidentes das escolas estão de parabéns, principalmente pela coragem em apresentar um belo Carnaval, mesmo com as dificuldades financeiras", destacou o presidente da Lieses, Rogério Sarmento.

Carlos Antolini
Carnaval 2017 - Escola de Samba Andaraí
Andaraí também se destacou no desfile e garantiu o acesso para a elite do Carnaval
Carlos Antolini
Carnaval 2017 - Escola de Samba Andaraí

Voltar ao topo da página