Notícias

Ponte Seca: alunos do Ifes vão visitar as obras de restauro

Publicada em 08/06/2016, às 18h51 | Atualizada em 08/06/2016, às 18h53

Por Danielly Campos, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Reforma Ponte Seca
Alunos terão a oportunidade de visitar e acompanhar as obras de restauro da Ponte Seca

A Ponte Seca, tombada como patrimônio estadual por sua importância histórica, tem uma história invisível em relação a sua construção. A composição do aço de sua estrutura e a produção das peças em fornos alemães na primeira Revolução Industrial a qualificam como um objeto singular para a Engenharia e, sobretudo, para a Metalurgia.

Ela é uma ponte metálica construída sobre pilares de pedra. O seu método construtivo, avançado para a época, era composto pela ligação das grandes peças, transportadas em porões de navios da Europa para o Estado, por grossos rebites forjados a fogo, segundo o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Antônio Carlos Guimarães de Queiroz.

A Maschinenfabrik AugsburgNürnberg (MAN) foi a empresa de Engenharia Mecânica alemã, com sede em Munique, que fabricou e montou a ponte. Em Gustvsburg, cidade na região central da Alemanha, ficavam o departamento de pontes junto e a fábrica, onde foram produzidas as peças da Ponte Florentino Ávidos.

Visita

Para reviver essa história e aprender mais sobre o passado, alunos do Ifes vão visitar o canteiro de obras da ponte e acompanhar o trabalho de restauro. A primeira visita, com 10 alunos, será nesta quinta-feira (9), às 16 horas. A segunda visita acontecerá no próximo dia 16, no mesmo horário.

"Os alunos vão poder conferir as técnicas atuais de retirada da corrosão e recuperação da estrutura, complementando suas atividades escolares. Ao final da obra, a Ponte Seca ganhará iluminação cênica. A ideia é que se torne um cartão-postal da cidade e valorize a Vila Rubim. Para nós, é uma obra significativa para a revitalização da região", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Andamento da obra

A Ponte Seca está em avançado estágio de obra de restauro. Ela passará pela concretagem das pistas nos próximos dias. Os trilhos por onde passavam os bondes serão limpos e protegidos para a aplicação do concreto, de forma que, no futuro, possa ser feita a remoção da capa superior para deixar o objeto visível para os pedestres. O jateamento da pintura da estrutura já tem 70% de execução.

História

A Ponte Seca é o primeiro vão do complexo de Pontes Florentino Avidos, conhecida como Cinco Pontes, inaugurada em 1927. Com a nova passagem, um vão ligou Vitória à Ilha do Príncipe e seis vãos ligaram a capital a Vila Velha. Durante os pequenos aterros que deram origem às regiões do Centro e Vila Rubim, o braço de mar que separava a Ilha do Príncipe e Vitória desapareceu, dando origem à Ponte Seca.


Voltar ao topo da página