Notícias

Parceria entre PMV e Ifes vai ampliar os serviços na Fábrica de Ideias

Publicada em 28/03/2016, às 17h35

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Parceria Prefeitura IFES
Diego Alves
Parceria Prefeitura IFES

Parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) vai dinamizar ainda mais as atividades oferecidas na Fábrica de Ideias. 

O termo de cessão de uso compartilhando das instalações para a implantação de novos projetos e ações foi assinado pelo prefeito Luciano Rezende e pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Aranes, na tarde desta segunda-feira (28).

Dentre as novas atividades na Fábrica de Ideias estão o Centro de Referência em Inovação e Arte (Cria), o Centro de Referência em Educação Empreendedora e Inovação Aberta (Creia), o Centro de Apoio ao Empreendedor, o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, com cursos de pós-graduação, incubadoras e empresa júnior voltadas para o empreendedorismo.

“Ações desse tipo vão dar continuidade ao projeto original da Fábrica e tornar Vitória uma cidade mais inteligente e atrativa para investidores e turistas”, destacou o prefeito Luciano Rezende, na solenidade, que contou com a participação de empresários do ramo de inovação, empreendedores, comunidade acadêmica e parlamentares.

Já o reitor do Ifes, Denio Rebello Aranes, destacou ser este um arranjo bastante provocador em nível de Brasil. “A Fábrica de Ideias vai ser um exemplo para todo o país com as ações que vamos levar por meio da parceria. Não vamos deixar de fazer educação, mas iremos também ofertar outras atividades na área de inovação, arte e criatividade. Isso tudo faz parte do desenvolvimento do Ifes, do escopo de atuação do Instituto, que já possui mais de cem anos”, afirmou

Espaço Multifuncional

O presidente do Sindicato das Empresas de Informática (Sindinformática), Luciano Raizer, acredita que é uma importante ação para o setor de tecnologia. "Com essa parceria, a cidade sai na frente com uma visão inovadora, além de criar uma nova perspectiva para os jovens estudantes, dos cursos iniciais, ou para aqueles que já participam dos cursos técnicos para a profissionalização e a criação de oportunidades de empregos", ressaltou.

A Fábrica de Ideias vai ganhar um Centro de Referência em Inovação e Arte (Cria), que vai promover, de forma articulada, a arte, a inovação, a cultura e o empreendedorismo criativo, por meio do fomento e profissionalização de empreendedores voltados à Economia Criativa.

“Esse será um espaço multifuncional que vai articular, no âmbito da Economia Criativa, eventos, capacitação e consultoria voltados à formação de empreendedores e técnicos, assim como à produção e difusão cultural para inclusão social e inovação”, apontou o secretario municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

O projeto Acelera Vix, que é uma aceleradora de empresas de inovação baseada na metodologia do Startup Brasil, também vai dar suporte a esta iniciativa, juntamente com a Incubadora de Empreendimentos do Ifes, que é constituída por uma rede de núcleos incubadores de empreendimentos implantados em diversos campi do Instituo Federal.

A Fábrica sediará ainda a Empresa Junior, para prestar serviços e desenvolver projetos para empresas, entidades e para a sociedade em geral nas suas áreas de atuação, sempre sob a supervisão de professores-orientadores.

Também será implantado no espaço o Centro de Referência em Educação Empreendedora e Inovação Aberta (Creia), com o objetivo de desenvolver estratégias, programas e a implantação de polos de inovação em bairros da capital.

“Aliado a este trabalho, estarão todas as ações já desenvolvidas pela Gerência de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor, da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), que ficará na Fábrica de Ideias”, complementa o secretario Leonardo Krohling.

Educação

A parceria vai possibilitar a oferta de vários cursos na modalidade a distância. Para isso, o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância terá sua estrutura montada na Fábrica e será possível trabalhar a formação de professores, inclusive da rede municipal, e demais profissionais, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco especial na educação básica, a partir de cursos de pós-graduação, entre mestrado e especializações.

O Projeto Telessaúde Espírito Santo, uma parceria já em andamento entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Ifes, também terá seu espaço na Fábrica de Ideias, que é um espaço dedicado à formação de empreendedores, com foco nas áreas que são vocações da capital, como serviços, tecnologia, economia criativa e turismo.

"Essa parceria vai permitir ampliar os serviços e ocupar adequadamente a Fábrica de Ideias, numa união de esforços visando à criatividade e à tecnologia rumo ao terceiro milênio, com a inclusão de atividades voltadas ao trabalho. O convênio vai dar asas para a Fábrica poder atuar em várias frentes de atuação. Isso é o futuro", completa o prefeito


Voltar ao topo da página