Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

12º Festival da Torta Capixaba movimenta a Ilha das Caieiras a partir do dia 24

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Festival de Torta Capixaba
André Sobral
Festival de Torta Capixaba

O 12º Festival da Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras, começará na próxima quinta-feira (24) e promete atrair milhares de pessoas até o domingo (27). O evento conta com a participação de mais de 30 expositores, que vão oferecer esse importante prato típico do Espírito Santo aos visitantes em barracas padronizadas.

Nos quatro dias, o horário é das 9 às 18h. Além do tradicional prato da culinária capixaba, serão oferecidos alguns cardápios produzidos a partir de frutos do mar. O festival também contará com uma programação cultural com banda de congo, peças teatrais e apresentação musical em um barco de pesca.

Além disso, será realizado um concurso para homenagear as pessoas que produzem esse tradicional prato da culinária capixaba. Os restaurantes da Ilha das Caieiras também se preparam para prestar um atendimento especial para os visitantes.

Todos os expositores do festival vão participar de um treinamento, visando a segurança alimentar dos produtos que serão comercializados. Os cursos “boas práticas na manipulação de alimentos” e “qualidade no atendimento” vão ocorrer nesta sexta-feira (18) e sábado (19), perfazendo 8 horas de aprendizado.

Divulgação

Devido a sua peculiaridade, o festival chamou a atenção do Ministério do Turismo, que acredita que a região da Ilha das Caieiras poderá alçar destaques ainda maiores, tendo seus pratos conhecidos internacionalmente. Para isso, irá promover ações de fantur, fanpress e workshops para fortalecer o fluxo turístico, com ações que promovam a culinária capixaba para turistas nacionais e internacionais, buscando apresentar a produção dos pratos típicos e o potencial turístico do festival.

Prato tradicional da culinária local, a torta capixaba é revestida de religiosidade. Mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito, ingredientes que compõem uma das riquezas da culinária de Vitória. Além disso, ele tem uma importância especial para toda a comunidade da região por valorizar a cultural local.

"É o resgate de um espaço, de suas representações. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Dados

De acordo com o Anuário do Turismo 2015, desenvolvido pelo Observatório do Turismo da Semttre, o Festival da Torta Capixaba contou com 39 desfiadeiras de siri cadastradas, que produziram 3,64 toneladas de torta para aproximadamente 6 mil visitantes durante os dois dias do evento.

O 12º Festival da Torta Capixaba é uma promoção da Semttre em parceria com a Comissão do Festival da Torta Capixaba, do Movimento Comunitário da Ilha das Caieiras e da Associação dos Pescadores da Ilha das Caieiras e do Polo Gastronômico local, com o apoio do Ministério do Turismo.