Notícias

Fórum em Vitória debate eficácia e avanços da fitoterapia

Publicada em 19/11/2015, às 14h23

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Wilbert Silva
Audiotório etsu lotado com o Palestrante Nilton do Conselho Federal de Farmácia
Farmacêutico Nilton Luz Netto proferiu palestra sobre a produção de fitoterápicos no SUS para um auditório lotado na Etsus

Para comemorar os 25 anos da implantação da fitoterapia na rede municipal de saúde de Vitória, está sendo realizado o III Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s), nestas quinta (19) e sexta-feiras (20), no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), na Ilha de Santa Maria. 

Profissionais de saúde e conselheiros municipais estão debatendo sobre os caminhos, avanços e desafios da fitoterapia desde o uso tradicional, com a implantação dos jardins terapêuticos e hortas medicinais nas unidades de saúde, até a prescrição de medicamentos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Veja a programação

Nesta manhã, o farmacêutico responsável pela Farmácia Viva de fitoterápicos do Governo do Distrito Federal, Nilton Luz Netto, proferiu a palestra "Produção de Fitoterápicos no SUS: a realidade de um serviço modelo no Brasil". No primeiro dia, acontecem também painéis interativos sobre os jardins terapêuticos.

Nesta sexta (20), a partir das 8 horas, acontecerão oficinas de Do-in, Arteterapia, Auriculoterapia e Reiki. Para fechar o evento, o farmacêutico e professor da UFRN Idivaldo Micalli vai ministrar o curso "Interações medicamentosas envolvendo plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos". 

Encaminhamentos

Segundo a médica homeopata referência técnica das práticas integrativas e complementares e coordenadora do fórum, Henriqueta Sacramento, cerca de 80% dos profissionais da rede municipal de saúde encaminham os pacientes para as PIC´s.

"Vitória conta com uma Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada recentemente pelo Conselho Municipal de Saúde de Vitória. Ela oferece atendimentos institucionalizados na rede, como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, musicoterapia, arteterapia e ioga. Nesse sentido, os profissionais estão sendo capacitados para prescrição de medicamentos fitoterápicos e para sensibilização sobre as potencialidades dessas práticas", ressaltou.


Voltar ao topo da página